Sergey Lavrov, ao lado do secretário-geral da ONU, comentou que o mundo se encontra numa fase pior que a Guerra Fria
Nesta segunda (24), durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, presidida pela Rússia, o chanceler Sergey Lavrov proferiu falas que assustaram até mesmo ao secretário-geral. Segundo Lavrov, o mundo se encontra em uma fase ainda pior que a Guerra Fria:
“Como foi o caso na Guerra Fria, atingimos o limite perigoso, possivelmente ainda mais perigoso. A situação se agrava com a perda de confiança no multilateralismo” – falou Lavrov, para representantes de diversos países.
LEIA TAMBÉM:
A reunião se tratava exatamente sobre multilateralismo entre as maiores potências mundiais. Além disso, discutiram-se também a Carta fundadora da ONU. A Rússia liderou a reunião pois atualmente ocupa a presidência do Conselho de Segurança, que gira aleatoriamente entre os países-membros mensalmente.
As falas do ministro russo assustaram ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que estava sentado logo ao lado de Lavrov. Ele aproveitou para criticar a guerra da Rússia, ao afirmar que o conflito “está causando enorme sofrimento e devastação ao país (Ucrânia) e seu povo”.
“As tensões entre as grandes potências estão em alta histórica. Assim como os riscos de conflito, por desventura ou erro de cálculo. A invasão da Ucrânia pela Rússia, em violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, causa enorme sofrimento e devastação no país e no mundo. O fato ainda se soma à comoção econômica mundial, gerada pela pandemia da Covid-19” – disse Guterres, que complementou a fala de Lavrov.
“Devemos encontrar uma maneira de avançar e agir agora, como fizemos antes, para conter a queda para o caos e o conflito. É hora de aprofundar a cooperação e fortalecer as instituições multilaterais, para encontrar soluções comuns a desafios comuns” – finalizou o secretário-geral da ONU.
Em resumo mais claro, os países precisam buscar uma união unânime para evitar uma Terceira Guerra Mundial.
Sugestão de pauta