Os chanceleres russo e brasileiro se encontraram no Itamaraty e participaram de uma coletiva de imprensa
Nesta segunda (17), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, chegou a Brasília e foi recebido pelo seu equivalente brasileiro, Mauro Vieira.
No Palácio do Itamaraty, os dois concederam uma coletiva de imprensa. Lavrov comentou que a Rússia agradece aos esforços do Brasil em tentarem mediar uma reunião de paz com a Ucrânia:
“Estamos agradecendo pela contribuição em busca da solução desse conflito, desse problema. Estamos levando em consideração e precisamos resolver de forma duradoura. Isso é muito importante, e a relação bilateral entre Brasil e Rússia será levada em consideração” – afirmou Lavrov aos jornalistas brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
Mauro Vieira comentou que as sanções econômicas unilaterais, dos EUA e da Europa contra a Rússia, afetam e refletem diretamente à economia mundial:
“Reiterei a posição brasileira sobre a aplicação de sanções unilaterais. Tais medidas, além de não contarem com a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tem impacto negativo sobre economias em todo o mundo, em especial aos países em desenvolvimento” – disse Vieira.
Os ministros e chanceleres também conversaram sobre a extensão das relações comerciais Rússia-Brasil. Segundo dados levantados pelo G1, os produtos exportados para a Rússia são a soja (45%); açúcares e melaços (15%); carne bovina (8,3%); café não torrado (6,6%) e amendoim (5,6%).
Já os produtos comprados da Rússia, são adubos ou fertilizantes (71%); óleos combustíveis de petróleo ou minerais betuminosos (14%); carvão (7,6%); demais produtos da indústria de transformação (4,3%) e trigo e centeio (1,3%).
Sugestão de pauta