Segundo moradores jovem e cachorro ainda estavam no apartamento
Na tarde da última sexta-feira (14), por volta das 17h20min, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu uma ocorrência de incêndio em um edifício residencial de 15 andares. O fato aconteceu no bairro Velha em Blumenau.
O CBM foi acionado via Central de Operações 193 e ao chegar no local constataram que o incêndio concentrava-se em um apartamento do 14º andar. Em seguida, uma equipe organizou a evacuação total de todos os moradores.
Ao mesmo tempo, outra guarnição entrou no edifício subindo até o 14° andar pelas escadas. Já no andar, havia uma grande quantidade de fumaça onde a visibilidade era zero. A mesma se concentrava em todo o corredor e apartamento afetado.
Segundo moradores, um adolescente e um cachorro da família ainda estavam no interior do apartamento. Desse modo, com o uso de proteção respiratória e uma linha de mangueira do sistema hidráulico preventivo da edificação, dois bombeiros entraram no apartamento incendiado.
Depois de buscas no local, foi encontrado o foco do incêndio, sendo realizado o combate e extinção das chamas. Bem como, foi encontrado o cachorro da família, o qual já encontrava-se em óbito. No entanto, não foi encontrado o adolescente no local.
Sobre o controle do incêndio e orientações
Os Bombeiros utilizaram, aproximadamente, 500 litros de água, por meio do hidrante de recalque do edifício. Em suma, as chamas atingiram diretamente um dos quartos, onde houve queima total de todos os móveis e pertences. Já todo o restante do apartamento, apresentou estragos causados pela fumaça e fuligem.
O apartamento possui uma área privativa total de aproximadamente 107m². Após o fim do incêndio, as guarnições utilizaram um ventilador para fazer a retirada total da fumaça. Nesse sentido, após extinção de todos os perigos, o apartamento foi isolado e repassadas todas as orientações à proprietária e ao síndico do condomínio.
Além do apartamento incendiado, o CBM orientou a todos os moradores do 14º andar a não permanecerem em seus apartamentos durante a noite de sexta feira (14). Dessa forma, o andar só foi liberado para limpezas e habitação a partir da manhã deste sábado (15).
Por fim, será feita uma perícia por parte do Corpo de Bombeiros Militar para determinar a causa do incêndio ainda desconhecida. Também trabalham na ocorrência a Polícia Militar, GMT e SAMU.
Sugestão de pauta