Com produção de 4,3% de toda a energia solar do país, estado ocupa a 7ª posição no ranking nacional
A geração de energia solar é um setor em crescimento no Brasil, apresentando um aumento nos últimos anos. Além de ser uma fonte de energia renovável e sustentável, a instalação e a manutenção dos sistemas solares vêm se tornando cada vez mais acessíveis, graças às melhorias tecnológicas nesta área. Entre os estados brasileiros que se destacam na produção de energia solar, está Santa Catarina.
De acordo com uma pesquisa realizada em conjunto pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Santa Catarina ocupa a sétima posição no ranking nacional de produção de energia solar, com uma potência instalada de 146,7 MW, sendo responsável por cerca de 4,3% de toda a energia produzida no país.
Embora esteja localizada na região Sul, que é geralmente mais fria, Santa Catarina apresenta níveis significativos de radiação solar, o que tem contribuído para o seu crescimento no setor de energia solar.
O Brasil é um país com uma das maiores incidências de raios solares do mundo, variando de 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m², conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
RANKING MUNDIAL
Segundo a Absolar, o Brasil já se encontra em 11º lugar no ranking mundial de investimentos em energia solar, contando com mais de 500 mil unidades consumidoras de energia fotovoltaica. Dessas, 73,6% são instalações residenciais, 16,6% correspondem a pequenos comércios, 7% são instalações rurais e 2,4% são instalações industriais. Já os prédios públicos representam menos de meio por cento de todas as instalações de energia solar no país.
>Leia também:
O uso de energias renováveis é uma tendência global, e o Brasil possui um enorme potencial para o crescimento da geração de energia limpa nos próximos anos. As preocupações ambientais têm sido um grande impulsionador desse avanço tecnológico, e o custo de produção vem diminuindo consideravelmente. Atualmente, já é perceptível que pessoas, empresas e instituições estão se tornando cada vez mais conscientes sobre a importância do uso de fontes de energia limpa.
Conforme o Plano Decenal de Energia (PDE) do governo, as projeções indicam que a produção de energia solar deve crescer para mais de 34 gigawatts no Brasil até 2031. Essa expansão, além de beneficiar os usuários, que pagarão cada vez menos pela energia elétrica, também representa uma grande oportunidade de negócio.
Atualmente, já é possível encontrar franquias baratas para quem deseja iniciar um investimento nesse setor em ascensão.
Sugestão de pauta