Ryyan Alshebl fugiu da Síria para não se tornar militar na guerra civil de 2015
No último domingo (2), o sírio Ryyan Alshebl, de 29 anos de idade, foi eleito prefeito de Ostelsheim, uma pequena cidade no sul da Alemanha.
Além de ser o primeiro sírio a se tornar prefeito na Alemanha, a história de Alshebl é inspiradora. No ano de 2015, estava previsto para ele virar um militar e lutar contra a população, durante a guerra civil que estourava no país.
LEIA TAMBÉM:
Com 21 anos de idade na época, ele saiu de as-Suwaida, sua terra-natal, e cruzou o Líbano até chegar na Turquia. Lá, ele pegou um bote junto de outros refugiados, em direção à Europa. Eles chegaram à Grécia, na ilha de Lesbos. Alshebl, então, pegou carona até a Alemanha, parando na cidade de Calw.
O sírio viveu na cidade por um ano e aprendeu alemão no processo, se tornando fluente. Ele trabalhou como estagiário na Prefeitura de Althengstett e concluiu um curso técnico de assistente administrativo. Após conseguir a nacionalidade alemã, seu chefe o recomendou concorrer ao cargo de prefeito.
Enfim, neste ano, Ryyan Alshebl conseguiu se tornar prefeito de Ostelsheim e fez história. Segundo ele, a prioridade agora é ampliar a oferta de vagas em turno integral nas creches da cidade. Indo mais além, ele pretende aumentar o número de painéis fotovoltaicos, com a preocupação pelo meio ambiente na mente.
Sugestão de pauta