Segundo o promotor de justiça é inegável a prisão dele
Na manhã da última sexta-feira (17), a Polícia Civil realizou a prisão preventiva de um jovem de 19 anos. O caso ocorreu após o Ministério Público apresentar uma ação penal contra ele por apologia ao nazismo. O fato aconteceu em Porto Belo no Vale do Itajaí.
Segundo a PC, foi feita uma busca e apreensão na casa dele em agosto de 2022, porém ele continuou a postar mensagens com teor nazista na web. Nesse sentido, o jovem estava disseminando ódio contra negros e judeus na internet.
Dessa forma, durante a apreensão no ano passado, foi constatado no notebook do rapaz uma imagem em que aparece vestindo uma máscara de caveira, acessório conhecido por ser usado por criminosos em massacres em escolas.
Além disso, verificaram que há material demonstrando interesse por “ataques terroristas de lobo solitário”. De acordo com a polícia, ele teria sido recrutado por grupos neonazistas através de jogos virtuais.
Segundo o Promotor de Justiça Rodrigo Millen Carlin, é inegável a prisão preventiva só denunciado. “Há nos autos demonstração de condutas extremistas por parte do denunciado, o qual possui fascínio pelo nazismo, sendo certo que, solto, colocará em risco a ordem pública, já que encontrará os mesmos estímulos relacionados às infrações cometidas.”
Por fim, após a diligência, foi averiguado que o jovem também responde pela prática de crime de stalking contra uma adolescente no estado do Paraná. Em seguida, ele foi conduzido para o Presídio Regional de Tijucas. Além disso, os perfis dele nas redes sociais foram interditados.
Sugestão de pauta