Com tecnologia avançada e muito mais flexibilidade, o traje representa anos de evolução no estudo do espaço sideral
Na quarta (15), a NASA, em conjunto com a empresa Axiom Space, revelou o novo traje espacial que será utilizado pelos próximos astronautas na Lua, em 2025. O evento ocorreu no Centro Espacial de Houston, Texas.
Desenvolvido com a maior tecnologia e flexibilidade possíveis, o traje visa garantir a total segurança e mobilidade dos astronautas pelo terreno lunar. A Lua não possui atmosfera, o que faz com que os astronautas sejam “bombardeados” de radiação cósmica e radiação solar. Junto disso, a falta total de oxigênio.
LEIA TAMBÉM:
O uniforme ainda é um protótipo, mas demonstra parte do design planejado e da tecnologia utilizada. Um avanço gigantesco em comparação com os trajes utilizados pela última missão à Lua, a Apollo 17, em 1972.
A missão Artemis III, que será a fase final do programa de mesmo nome, levará a primeira mulher e o primeiro homem negro. Visando fazer história mais uma vez, após 51 anos sem missões para a Lua, a NASA transmitirá todo o processo em lives para o planeta inteiro.
O programa Artemis conta com a colaboração intensiva de outras agências espaciais, como a ESA (agência espacial européia) e a SpaceX (agência espacial do bilionário Elon Musk).
Sugestão de pauta