Fato ocorreu nesta terça-feira, 14
Um deslizamento atingiu parte da vida de rolamento da estrada geral da Mulde, a 100 metros da entrada da Tifa Morgenland. O fato aconteceu nesta terça-feira, 14. As informações são da Defesa Civil de Timbó.
Uma equipe do Demutran se deslocou para sinalizar a parte afetada. Além disso, o setor de obras da Prefeitura já fez o reconhecimento do fato.
Segundo a Secretaria de Obras, as máquinas devem começar a trabalhar no local do deslizamento já nesta quarta-feira, 15, se o tempo estiver estável.
O setor de engenharia do Planejamento também deve fazer uma avaliação do deslizamento. Isso porque foi notada a existência de uma infiltração na área, o que pode colocar todo o trecho em risco.
Além do deslizamento no trecho, também houve uma queda de árvore na estrada geral da Mulde. Com a infiltração no local, a Defesa Civil alerta para grandes chances de deslizar mais uma faixa de 1,5 a 2 metros da estrada.
Também já foi emitido o alerta sobre o deslizamento à Secretaria de Educação do município, bem como solicitado que não passem pelo local com os os ônibus escolares. Além disso, a Defesa Civil também reforça que é prudente evitar que evitem passar pelo local até o fim das obras, especialmente veículos de grande porte.
Por fim, as autoridades não descartam a possibilidade de interdição total da via, caso a engenharia solicite.
Acúmulo de chuva causa alerta para deslizamento
Com as chuvas desta terça-feira somando 31mm, Timbó já acumula 1000mm de precipitação em 2023. A média histórica de chuvas na cidade é de 1800mm, ou seja, já choveu mais da metade do acumulado esperado para o ano todo.
Portanto, a Defesa Civil mantém o alerta elevado para o risco de deslizamento de terra em Timbó.
LEIA TAMBÉM:
Sugestão de pauta