Até mesmo a Prefeitura se envolve no protesto e se reúne com o Carrefour, dono da rede Atacadão
Na última semana, a população francesa de Sevran, cidade localizada na Grande Paris, se manifestou contra a chegada de uma unidade do supermercado Atacadão. A marca é de posse do Carrefour desde 2007, e segundo a população, a nova instalação “comprometerá diversos setores da economia da cidade”.
A Prefeitura de Sevran também entrou na roda. O prefeito Stéphane Blanchet reforça os protestos, afirmando que a chegada da rede “ameaça 350 empregos em Sevran, degrada a oferta comercial e põe em risco o projeto de cidade sustentável, ecológica e solidária que estamos construindo”. Confira o post dele no Twitter:
Non à #ATACADAO!
Ce projet low-cost de Carrefour menace 350 emplois à #Sevran, fait la place au tout-voiture, dégrade l’offre commerciale et remet en cause le projet de ville durable, écolo et solidaire que nous construisons.Signez notre pétition sur https://t.co/roTjh5pxo8 pic.twitter.com/4Z9ZnGSEet
— Stéphane Blanchet (@Blanchet_Sevran) March 2, 2023
LEIA TAMBÉM:
O gabinete de Blanchet afirmou que esteve em conversas com a rede Carrefour, dona do Atacadão. A Prefeitura tenta uma negociação para trazer mais uma unidade do próprio Carrefour, ao invés da unidade do Atacadão. Segundo eles, a rede já estabelecida do Carrefour não atrapalha em nada os costumes comerciais dos franceses.
O Carrefour comentou sobre a situação ao jornal Le Parisien:
“Qualquer transição para o franchising é sempre objeto de um diálogo social específico, permitindo que os colaboradores continuem a se beneficiar das suas vantagens durante um determinado período” – disse a rede de supermercados, em tentativa de “amaciar” a situação.
Zohra Abdallah, dirigente sindical da cidade de Sevran, se pergunta sobre a condição dos funcionários, que supostamente seriam transferidos do Carrefour para o Atacadão:
“O que seria desses empregados se o projeto se concretizasse? Eles serão transferidos para o franqueado, mas perderão todas as garantias que temos no Carrefour” – questionou Abdallah.
Devido aos protestos e tentativas de negociação, o Carrefour ainda não estabeleceu o Atacadão em Sevran e não há mais qualquer previsão para acontecer.
Sugestão de pauta