Objetivo é barrar a entrada de russos que tentam fugir do recrutamento obrigatório para a guerra na Ucrânia
Próximo país a entrar para a OTAN, a Finlândia começou, na terça (28), a construir uma muralha de metal na fronteira com a Rússia. O objetivo é de estender a barreira para até 200 km e levantar três metros de metal, com arames farpados no topo.
A decisão do governo finlandês visa impedir que mais russos desertores entrem no país buscando refúgio. A movimentação começou a acontecer após Vladmir Putin, presidente da Rússia, convocar todos os reservistas para a guerra, além de impôr recrutamento obrigatório aos jovens.
LEIA TAMBÉM:
A previsão de término da construção de apenas três km está prevista para até junho. A conclusão de outros 70 km deve acontecer até 2025. Até lá, grande parte da fronteira ainda estará exposta aos russos, porém, monitorada pela Guarda Nacional da Finlândia.
A Finlândia está à um passo de entrar na OTAN, com praticamente todos os países-membros tendo votado a favor do ingresso. Apenas Turquia e Hungria votaram contra, o que ainda impede o processo de ser concluído. A votação precisa ser unânime entre todos.
Sugestão de pauta