Resgate foi em parceria com a Polícia Militar
O Deputado Estadual Delegado Egidio Ferrari (PTB) auxiliou em um resgate de cachorros em situação de maus-tratos nesta quarta-feira, 22. O parlamentar atuou junto com a Polícia Militar, em Blumenau.
Segundo relato de vizinhos que reportaram o caso, os animais gritavam frequentemente desde a última semana. Durante esse período, as primeiras denúncias foram realizadas à ouvidoria do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (CEPREAD).
A PM também havia solicitado apoio ao Centro. Porém, o CEPREAD informou que não ficaria responsável pelos custos e guarda temporária dos animais.
Sendo assim, pela manhã desta quarta-feira, a PM foi verificar a denúncia e chamou a equipe de combate aos maus-tratos do Deputado Estadual para auxiliar no resgate.
De acordo com as informações levantadas no local, o dono do imóvel onde estavam os animais mora em outro estado. No entanto, ele afirma pagar alguém para cuidar e alimentar os cachorros uma vez por semana.
“Nós encaminhamos os animais para atendimento veterinário, banho e tosa. O Yorkshire apresentou doença periodontal grau 2, obesidade, intensa alergia de pele, miíase em região perianal, assaduras por conta de fezes e sujidades pela falta de cuidados de higiene”, conta o Deputado Estadual.
LEIA TAMBÉM:
O outro macho, também obeso, apresentou doença periodontal grau 3, lesão em crânio, língua cianótica e lesões em pele por conta de falta de cuidados higiênicos. Além disso, o cão apresentou otite bilateral. A fêmea também se apresentava obesa, mas por conta da pelagem curta, não precisou de tantos cuidados quanto os outros.
Ao todo, três animais foram salvos. A PM lavrou o Boletim de Ocorrência e o encaminhará para instauração do inquérito policial.
Sugestão de pauta