Tremores aconteceram em sequência, em áreas pouco povoadas e de terreno aberto
Nesta quinta (23), o Tadjiquistão e a China passaram por um grande susto. Dois terremotos, um de magnitude 6,8 e outro de 7,2, foram registrados.
O primeiro tremor atingiu o leste do Tadjiquistão, no povoado de Alto Badakhshan. Por conta da região ser pouco habitada, não há ainda relatos de vítimas. A força do tremor acabou sendo sentida também na capital Dushanbe, que fica no oeste do país.
LEIA TAMBÉM:
Alto Badakhshan abriga o Lago Sarez, que possui uma grande represa. As autoridades locais temem que, caso a represa seja destruída, as águas causem “uma destruição sem tamanho”.
Na China, o segundo tremor ocorreu na província de Xinjiang, com 7,2 de magnitude. Também não há relatos de vítimas por ser uma área montanhosa e pouco habitada. A TV estatal China Earthquake Networks Center (CCTV) está monitorando a região para análises, enquanto autoridades locais inspecionam pontes e túneis.
🛑 Strong 7.2 magnitude earthquake hits eastern #Tajikistan. Tremors also reported from #Pakistan#kyrkyzstan #tajikistan #earthquake #turkey #quake #asia #China #Pakistan pic.twitter.com/WWU3nPcD84
— PakWeather.com (@Pak_Weather) February 23, 2023
Os terremotos acontecem semanas após os grandes terremotos que atingiram a Turquia e a Síria, recentemente. Registraram-se mais de 40.000 mortos na Turquia e 5.800 na Síria. Equipes de resgate, incluindo brasileiros, agora trabalham na retirada de corpos dos escombros.
Sugestão de pauta