O governo do estado iniciou a compra dos equipamentos, e já cedeu 138 máquinas neste ano
O governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, iniciou a aquisição de 351 equipamentos agrícolas, que serão cedidos a diferentes cidades do estado.
A aquisição dos equipamentos iniciou com o investimento de mais de R$ 51 milhões, advindo de uma parceria entre o governo do estado e representantes federais na Câmara de Deputados e no Senado. Isso tudo por meio de emendas parlamentares individuais e da bancada federal de Santa Catarina.
O secretário da Agricultura, Valdir Colatto, destacou que esse projeto buscou a parceria de representantes federais para trazer mais agilidade ao processo. “Tornar o processo ainda mais ágil para beneficiar os agricultores que aguardam a chegada do maquinário”, disse o secretário.
Programas estaduais de agricultura
A agricultura em Santa Catarina é uma das principais atividades econômicas do estado. O agronegócio responde por 31% do PIB de Santa Catarina e sustenta 70% das exportações catarinenses, segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedroso.
Por isso mesmo, novos governos sempre retornam à questão da infraestrutura ao campo. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural também vai buscar neste ano ampliar o cadastro rural, conforme o Código Florestal Brasileiro e a regularização ambiental.
Além disso, outro assunto que vai gerar novos programas estaduais é a permanência dos jovens no campo. Nesse ponto, já foi discutida a necessidade de levar a internet para dentro das propriedades rurais.
>>LEIA TAMBÉM:
Portanto, além do plano de governo para melhorar a gestão de frotas agrícolas, há diversas iniciativas buscando promover o setor.
Veja alguns dos programas da secretaria:
- Conecta Agro SC: melhoria na infraestrutura de cabos de internet, por meio da autorização das concessionárias de energia elétrica de compartilharem suas estruturas para a passagem de cabos dos serviços de telecomunicação nas áreas rurais.
- SC Mais Pesca: melhoria e disponibilização de infraestrutura para atividade pesqueira ou da maricultura nos municípios litorâneos.
- Terra Brasil – Programa Nacional do Crédito Fundiário: programa de financiamento na compra de terras para agricultores familiares sem terra ou com pouca terra. Isso para garantir a eles terras produtivas próprias.
- Programa Terra-Boa: auxílio pecuniário para estimular a produção de milho, pastagem, apicultura e conservação de solo.
- Jovens e Mulheres em Ação: programa de formação de mulheres rurais e da pesca em disciplinas de liderança, gestão, empreendedorismo e protagonismo.
- Reconstrói SC: financiamento para agricultores familiares de municípios atingidos por eventos climáticos extremos, para recuperação de estruturas e equipamentos.
Sugestão de pauta