Entregue à arqueólogos, eles identificaram que a peça é da época do Império Romano (27 a.C. à 476 d.C.)
Na quarta (1), trabalhadores dos esgotos de Roma se depararam com um achado histórico, enquanto faziam reparos após um acidente. Eles encontraram a estátua de um homem em mármore, danificada e com a falta de alguns membros do corpo.
Os tais esgotos ficam sob um parque regional, chamado Via Ápia. Nas redes sociais, e companhia do parque rapidamente postou:
“A obra de arte encontrada no esgoto nos reservou uma grande surpresa: uma estátua de mármore em tamanho natural que, devido à presença do casaco de leão cobrindo sua cabeça, certamente podemos identificar como uma figura que representa Hércules!”
LEIA TAMBÉM:
Na mitologia grega, Hércules era filho de Zeus e de Alcmena, uma mortal. Logo, ele nasceu um semideus, mas com extrema resistência e força. Conhecido amplamente como um herói dos tempos gregos, Hércules teve inúmeras versões de sua história contadas até os dias de hoje, passando desde filmes e séries até jogos.
Arqueólogos acompanharam os trabalhos nos esgotos romanos e realizaram a limpeza completa da estátua. Eles a levaram embora para estudos mais aprofundados e, possivelmente, será exibida em museus após restauração.
Em 2022, ocorreram outras duas descobertas de estátuas antigas na Itália: em junho, a cabeça de outra estátua de Hércules acabou descoberta dentro de um navio naufragado, na ilha de Anticítera. Mergulhadores conseguiram resgatar a peça, que estava a vários metros de profundidade no mar.
No mês de novembro, 24 estátuas de bronze estavam parcialmente submersas numa rede de banhos antigos, na região de Toscana. Datadas com até 2.300 anos de idade, as peças estavam muito bem preservadas pela água fervente e a lama.
Sugestão de pauta