Segundo informado, os testes começarão em março.
Na última quinta-feira (19), o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou que autorizou voos de “carros voadores” autônomos. A técnico chinesa tem sido testada em fase comercial em outros países. Os teste em Curitiba começam em março.
De acordo com as informações, o objetivo é que a primeira demonstração, ainda sem tripulantes, aconteça durante a quarta edição do Smart City Curitiba Expo. O evento ocorre entre 22 e 24 de março.
“Seria um grande presente de 330 anos para Curitiba”, afirma o prefeito.
Segundo o site Ricmais, Curitiba será a primeira cidade da América Latina a receber uma decolagem de eVTOL. Trata-se de um veículo inteligente, sem piloto, que faz percursos previamente programados, com tecnologia semelhante aos drones.
A proposta é ser mais popular que o helicóptero – com quem compartilha a forma de pouso e decolagem, feitos na vertical – com menor custo e maior agilidade.
Para que o projeto se concretize, a empresa chinesa EHang, fabricante dos “carros voadores”, deve buscar a regulamentação de voos tripulados neste tipo de aeronave.
• LEIA TAMBÉM: Carro voador realiza teste com voo entre dois aeroportos internacionais
Nesse ínterim, a AT Global, representante da companhia chinesa no Brasil, declarou que considera Curitiba a vitrine ideal para iniciar as operações do eVTOL.
A tecnologia se alinha às políticas sustentáveis, por não ter emissão de CO2. Elas funcionam com bateria elétrica e podem atingir até 3 mil metros de altitude.
Sugestão de pauta