Ana Beatriz Rodrigues Carvalho chegou a levantar dinheiro através de rifa para a premiação em Brasília e conseguiu
No dia 29 de novembro de 2022, a National Aeronautics and Space Administration (NASA) premiou, em Brasília, uma jovem brasileira de apenas 18 anos de idade. Ana Beatriz Rodrigues Carvalho, moradora de São Paulo, realizou o feito após descobrir e catalogar nove asteróides, que agora são estudados pelos cientistas da agência espacial norte-americana.
Ana Beatriz realiza atualmente o curso de ondas gravitacionais, pelo Instituto Internacional de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela começou a estudar física em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Aproveitando o tempo livre da melhor forma que pôde, ela avançou nos estudos astronômicos.
LEIA TAMBÉM:
Em abril de 2022, ela viu no Instagram uma publicação oficial da NASA, convidando pessoas do mundo inteiro para fazerem parte do programa ‘Caça Asteróides’. Depois de muito persistir, ela conseguiu encontrar uma equipe com outros nove estudantes de diferentes estados, como o Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
A jovem disse, em entrevistas, que era sempre incentivada por um professor de física no primeiro ano do ensino médio. Segundo Ana Beatriz, que estudava na Escola Técnica Estadual (ETEC) de Sapopemba, o professor a “desafiava a descobrir órbitas, indicava cursos e cobrava os certificados de conclusão”. Ela completa afirmando que já fez 42 cursos sob os temas Astronomia, Física e Matemática desde 2020.
A jovem precisou levantar dinheiro através de uma rifa, para poder comparecer à premiação em Brasília. Sorteando uma cortina costurada pela própria madrinha, um livro e uma cesta de chocolates, ela realizou o feito. No dia 29 de novembro de 2022, ela subiu ao palco para receber a premiação:
“Foi surreal. Na hora que me chamaram no palco, passou muita coisa na minha cabeça” – relatou Ana Beatriz.
Sugestão de pauta