O morador, que é catador de latinhas, alegou sofrer preconceito pelo trabalho que ele exerce na cidade
Os agentes da Secretaria de Segurança Pública de Balneário Piçarras localizaram, por volta das 16h da última terça-feira (10), o responsável pelas pichações que surgiram em muros de casas e espaços públicos do município. O infrator, um homem de 51 anos, morador do Bairro Itacolomi, foi encontrado em casa. porém, ao ser abordado pelos agentes, confessou ser o autor das frases nos muros.
A princípio, segundo o Secretário de Segurança Pública, Paulo Debatin, o morador, que é catador de latinhas, alegou sofrer preconceito pelo trabalho que ele exerce na cidade. porém, contou ao secretário que é alvo de ofensas diárias e maus tratos por parte de moradores e turistas. Como forma de protestar, pichou diversos muros no Itacolomi e o Posto 7 dos salva-vidas com a frase “Proibido pobre na praia”.
A Secretaria de Segurança Pública chegou até o infrator após analisar imagens de câmeras de monitoramento de algumas casas do Bairro Itacolomi. Nas imagens, o homem, que está usando uma máscara cirúrgica, aparece chegando em uma bicicleta com uma caixa na frente. Ele desce com uma lata de spray nas mãos e picha o muro em menos de um minuto.
LEIA TAMBÉM:
“Com base nas imagens e no trabalho de campo, conversando com moradores, a gente conseguiu localizar a casa do infrator. Fomos até lá uma primeira vez, mas ele não estava. Voltamos por volta das 16h e ele estava lá. Ele permitiu nossa entrada e confessou o ato, alegando sofrer preconceito”, explicou Debatin.
Punição para o vândalo
Além disso, o morador assinou um documento se comprometendo a limpar e a pintar os muros pichados. Por volta das 17h, ele foi até o Posto 7, onde fez a limpeza do local. Por fim, ele receberá tinta e material de limpeza para apagar as frases de protesto.
“Optamos por não adotar nenhum procedimento criminal. Ele vai reparar o dano e o que nos interessa é que ele reconheça o erro para ter esse efeito pedagógico”, conclui Debatin.
Sugestão de pauta