Nomeado oficialmente de C/2022 E3 ZTF, o cometa passou por aqui pela primeira vez na época dos Neandertais
Na próxima quinta (12), astrônomos do hemisfério Norte do planeta poderão observar um cometa verde passando pelo céu, próximo à estrela Polaris. O cometa em questão, chamado de C/2022 E3 ZTF, foi descoberto por cientistas do Observatório Palomar, em San Diego, Califórnia.
Segundo as informações, o corpo celeste passou pela Terra há 50 mil anos atrás, quando a humanidade ainda estava na fase dos Neandertais, a famosa Idade da Pedra. A demora para o retorno se deve ao fato de ele possuir uma órbita ao redor do Sol que se estende até praticamente a fronteira entre o Sistema Solar e o espaço profundo.
LEIA TAMBÉM:
No começo de fevereiro, o cometa poderá ser visto pela população do hemisfério Sul (talvez inclua o Brasil). Ele estará em maior proximidade com a Terra durante a passagem, levantando a possibilidade de poder ser visualizado a olho nu, sem binóculos ou telescópios.
Os astrônomos o descrevem como tendo uma cauda verde brilhante e que emite partículas por onde passa. Ele pode parecer difuso quando visto por telescópios. Fique de olho no céu!
Sugestão de pauta