O decreto é válido até 31 de Janeiro
Na tarde deste Domingo (08), por volta das 18h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em anúncio, decretou intervenção Federal. O fato aconteceu no Distrito Federal.
Segundo as informações, a medida foi tomada após a invasão da sede dos três poderes em Brasília. Nesse sentido, manifestantes invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.
De acordo com o decreto, os órgãos de segurança pública do Distrito Federal ficam sob as ordens e responsabilidade de Ricardo Garcia Capelli. Também, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O decreto de Lula possui validade até o dia 31 de Janeiro e o Congresso possui 24 horas para analisar. Além disso, o interventor fica subordinado ao Presidente da República e, não está sujeito às normas distritais que conflitem com as ações para a execução da intervenção.
Ainda sobre as invasões, até o momento da divulgação do decreto, o STF e o Palácio do Planalto já tinham sido esvaziados pelos órgãos de segurança. No entanto, o Congresso Nacional continuava tomado.
Sugestão de pauta