Criminosos anunciaram um PlayStation 5 e foram recolhendo os pagamentos adiantados, enquanto os donos da conta tentavam bloquear o golpe
Na tarde de quinta (5), o Mercado Livre solucionou um caso de golpe que começou em 29 de dezembro. Um vendedor de produtos em couro, com a loja em nome da família, teve o perfil na plataforma roubado por golpistas.
O golpe aconteceu após os criminosos pegarem o número do vendedor, que é da operadora Vivo, e passarem para outro chip. Com essa ação, eles conseguiram informações variadas, incluindo o acesso ao perfil de vendas no Mercado Livre.
LEIA TAMBÉM:
Com o acesso liberado, eles anunciaram um videogame PlayStation 5 por R$ 2,5 mil, quase metade do preço original vendido pelas grandes lojas. A família, que vende apenas produtos em couro, contactou imediatamente ao Mercado Livre e à Vivo.
O vendedor, de 37 anos de idade, comentou que os criminosos alteraram seu endereço, a modalidade de pagamento na plataforma para pré-pago e outros atos. Ainda segundo ele, o Mercado Livre deixou o pedido de bloqueio da conta em análise e não deu qualquer outro retorno. Ele e a família passaram o Ano Novo extremamente preocupados e em monitoramento.
“Minha família trabalha há uns dois anos com vendas no Mercado Livre. No dia 29/12/2022, sofremos um golpe no qual agora devemos cerca de R$ 300 mil à plataforma.
A primeira venda foi dia 30, próximo das 22:00 e ficaram vendendo na madrugada toda, até às 14:00 do dia 31” – informou a esposa do vendedor.
Na quinta (5), o Mercado Livre finalmente bloqueou a conta e abateu a dívida deixada pelos golpistas. Antes da solução, a plataforma havia estornado os pagamentos aos compradores do golpe e deixado o vendedor na mão. Com o prejuízo, eles não conseguiram pagar aos fornecedores. Um dos pagamentos devidos era de R$ 9 mil.
“A sensação é de que tudo que a gente têm construído nos últimos anos se destruiu, foi para o ralo. A gente não consegue descansar por um minuto desde o dia 29. Estamos com o computador o tempo todo ligado, monitorando” – finalizou a esposa.
A operadora Vivo informou, em nota, que irá instaurar um processo administrativo para apurar o golpe. O Mercado Livre, também em nota, confirmou o bloqueio da conta e o abatimento da dívida de R$ 300 mil à família.
Sugestão de pauta