O reajuste nas tarifas foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) , conforme nota publicada na edição da última sexta-feira (23) do Diário Oficial da União
O preço do pedágio do trecho norte da BR-101 teve reajuste nesta segunda-feira (26), nas praças de Palhoça, Porto Belo, Araquari e Garuva. O valor para carro passa de R$ 4,10 para R$ 4,70.
O reajuste nas tarifas foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) , conforme nota publicada na edição da última sexta-feira (23) do Diário Oficial da União. O aumento considera as revisões contratuais para recompor o equilíbrio econômico financeiro do contrato – e a correção frente à inflação, tendo como base o IPCA com percentual positivo de 10,38%. A data-base do contrato é 22 de fevereiro de 2022.
Além disso, a autarquia também aprovou o 4º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão. Com novos itens no cronograma físico financeiro para duas passagens superiores da obra do Contorno de Florianópolis (passagem superior Aririú/Palhoça e passagem superior do trevo de interseção sul com a BR-101/SC). Tratam-se de obras já em andamento, sem alteração de projeto.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, este aditivo também autoriza a construção do novo Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros. A ser edificado no km 220 da BR-101/SC em Palhoça (antiga praça de pedágio)..
Tarifa de pedágio e obras na BR-101
A tarifa de pedágio é uma contrapartida do contrato de concessão assinado em 2008 entre a ANTT e a Arteris Litoral Sul. A operação das rodovias BR-116/Contorno Leste, BR-376/PR e BR-101/SC no trecho que liga as capitais Florianópolis e Curitiba. Neste sentido, o contrato de concessão viabiliza investimentos com obras relevantes e uma série de melhorias para o trecho administrado.
Contudo, desde 2008, a Arteris Litoral Sul já investiu cerca de R$ 5 bilhões no trecho sob concessão. Com destaque para a construção de 86 quilômetros de vias marginais. Além de 57,5 quilômetros de terceiras faixas, 35 passarelas, 15 trevos, duas áreas de escape, 200 quilômetros de iluminação, 04 novas pontes – e 35 pontes reformadas. O reflexo positivo foi observado, por exemplo, na melhoria da segurança viária: com redução de 21,5% das fatalidades por acidentes de trânsito entre os anos de 2010 e 2021.
Além disso, a concessionária realiza neste momento a maior obra rodoviária em andamento no Brasil. O Contorno de Florianópolis, com investimento de R$ 3,7 bilhões e conclusão prevista para dezembro de 2023.
Sugestão de pauta