Mais de 30 quilômetros de filas foram registradas desde a manhã desta quinta-feira.
As grandes filas que se formaram na BR-101 por conta das interdições no Morro dos Cavalos em Palhoça, obrigou o Procon de Santa Catarina a determinar que o tempo de espera dos motoristas parados nas filas seja de 10 minutos.
A medida segue o que está no contrato entre a União e a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia. O documento assinado na última quinta-feira (22), por Tiago Silva, diretor do Procon, destaca que o limite de fila no trecho deve ser de apenas 300 metros. No entanto, mais de 30 quilômetros ocorreram desde a manhã desta quinta-feira.
Por volta das 21h15, o subinspetor da Guarda Municipal de Florianópolis, informou que o trânsito segue com muita lentidão em mais de 20 km no sentido Sul. Já em direção ao Paraná, eram cerca de 3 km de retenção.
“Nós queremos que as pistas sejam liberadas o quanto antes e que o consumidor seja respeitado e para isto, pedimos agilidade na conclusão das obras”, avalia o diretor do órgão, Tiago Silva. Nesse sentido. Na determinação, o Procon solicita que a empresa tome medidas “cabíveis e urgentes para que seja realizado o imediato desbloqueio das vias”. Caso o prazo não seja cumprido, a empresa pode receber a pena de ter que liberar o pagamento no pedágio aos consumidores.
LEIA TAMBÉM:
Atualmente, o trânsito flui em apenas pista simples, no sentido Norte e Sul. Pois as faixas no sentido Porto Alegre (RS) foram interrompidas para limpeza da via no KM 232,5. Com a interdição, o fluxo nos dois sentidos foi interrompido, sendo liberado novamente por volta das 5h.
Obras na BR-101
Além disso, no último sábado (17), a Arteris informou que iniciaria as obras de contenção na encosta do Morro dos Cavalos. Para a execução da obra, a concessionária planeja implantar um desvio, que estava planejado para quarta-feira (21). No entanto, em decorrência das chuvas, o trecho temporário ocorrerá nesta sexta-feira (23).
Com isso, a rodovia deve operar com duas faixas em cada sentido, mas com velocidade restrita a 60 km/h. O desvio iniciará no KM 231,9 até o KM 232,3, que contempla a construção de faixa em um trecho de aproximadamente 150 metros, possibilitando movimento para veículos mais pesados e dando maior fluidez ao tráfego, especialmente neste período de temporada.
Por fim, o desvio funcionará apenas durante as obras de contenção das encostas dos morros no local.
Sugestão de pauta