O acesso para a comunidade segue liberado através do desvio provisório, localizado ao lado da ponte
Na manhã desta segunda-feira (05), foi registrado um novo deslizamento na estrutura da Ponte Hercílio Luz, que dá acesso ao bairro Guaricanas, em Ascurra. Por conta disso, a Defesa Civil interditou o tráfego de veículos, permitindo somente a passagem de ciclistas e pedestres. O acesso para a comunidade segue acontecendo pelo desvio provisório, construído ao lado da ponte.
A princípio, a interdição foi necessária pelo risco de colapso total na estrutura, inclusive, podendo interferir no abastecimento de água potável da CASAN, já que a ponte sustenta os canos do sistema. Além disso, a Secretaria de Obras está no local promovendo uma manutenção no acesso secundário.
Nesse sentido, as obras para uma nova ponte definitiva neste local já estão acontecendo. A estrutura que será construída, ao lado da ponte Hercílio Luz, é um kit transposição da Defesa Civil. O órgão estadual instalará a estrutura, composta por blocos de pré moldados, e a prefeitura construirá as duas cabeceiras da ponte, sendo esta a contrapartida do município para a obra.
LEIA TAMBÉM:
Uma nova ponte
Porém, antes mesmo do primeiro deslizamento na estrutura, em junho, a Prefeitura de Ascurra já estava em contato com a Defesa Civil de Santa Catarina para uma nova passagem neste local.
No dia 29 de junho, o convênio com o órgão estadual que garantirá a ponte para Ascurra é feito. Desde então, a administração municipal executará o projeto de engenharia da estrutura, aprovado no dia 30 de agosto.
A licitação para contratação da empresa foi publicada no dia 16 de setembro, e homologada no último dia 10 de outubro. Por fim, no mês passado, a ordem de serviço para a execução das cabeceiras e as obras iniciaram no dia 09 de novembro.
Sugestão de pauta