Em nota conjunta de alerta, países membros do Mercosul não estão satisfeitos com conduta individual do Uruguai em busca de acordos comerciais
Na quarta (30), os principais países do Mercosul emitiram uma nota de alerta para o Uruguai, em vista de o país estar buscando acordos comerciais individuais com outros países.
Segundo a nota, o Uruguai está possivelmente buscando adentrar ao chamado Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), que consta como um tratado que estabelece o livre comércio entre Cingapura, Vietnã, Malásia, México, Nova Zelândia, Japão, Chile, Canadá, Brunei e Austrália.
LEIA TAMBÉM:
Informações apontam que o CPTPP remove as tarifas do comércio entre os países membros em até 95%. O acordo também representa uma grande parte do PIB mundial.
Na nota conjunta, Brasil, Paraguai e Argentina demonstram insatisfação ao Uruguai por buscar tal acordo sem a colaboração com o Mercosul. A nota termina com um alerta sobre decisões jurídicas e comerciais contra o país. Confira:
“Os Coordenadores Nacionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai junto ao Grupo Mercado Comum do MERCOSUL encaminharam ao Coordenador Nacional do Uruguai, na data de hoje, nota conjunta com o seguinte teor:
Diante de ações do governo uruguaio com vistas à negociação individual de acordos comerciais com dimensão tarifária, e levando em conta a possível apresentação, pela República Oriental do Uruguai, de pedido de adesão ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica-CPTPP, os Coordenadores Nacionais da Argentina, Brasil e Paraguai junto Grupo Mercado Comum do MERCOSUL informam à Coordenação uruguaia que os três países se reservam o direito de adotar as eventuais medidas que julgarem necessárias para a defesa de seus interesses nas esferas jurídica e comercial”
Sugestão de pauta