Considerando apenas os trimestres terminados em outubro, trata-se da menor taxa desde 2014.
Nesta quarta-feira (30), o IBGE divulgou que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 8,3% em outubro, atingindo o menor nível desde 2015.
Considerando apenas os trimestres terminados em outubro, trata-se da menor taxa desde 2014. As informações são do G1 Nacional.
De acordo com o órgão, o país chegou ao final de outubro com cerca de 9 milhões de desempregados. Esse número corresponde ao menor contingente já registrado desde julho de 2015.
Em relação a população ocupada no mercado de trabalho, foi estimada em 99,7 milhões de pessoas. O número é o novo recorde da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.
“Este momento de crescimento de ocupação já vem em curso desde o segundo semestre de 2021. Com a aproximação dos últimos meses do ano, período em que historicamente há aumento de geração de emprego, a tendência se mantém”, avaliou Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa.
Na comparação com o trimestre do ano passado, a taxa de desemprego recuou 3,8 pontos percentuais (p.p.). Já o número de desempregados foi reduzido em 3,9 milhões de pessoas, o que corresponde a uma queda de 30,1%.
• LEIA TAMBÉM: Motoristas de aplicativo e taxistas podem ser beneficiados pelo seguro-desemprego
A princípio, o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, chegou a 57,4%, 2,8 p.p. acima do registrado em outubro de 2021.
Em conclusão, a taxa composta de subutilização caiu para 19,5%, 6,7 p.p. abaixo da registrada no mesmo trimestre do ano passado.
Por fim, a população subutilizada somou 22,7 milhões de pessoas, 7,2 milhões a menos que em outubro do ano passado, o que corresponde a uma queda de 24,2% no período.
Sugestão de pauta