Abalo sísmico destruiu residências, estabelecimentos e prédios. A população está sendo evacuada com urgência
Nesta segunda (21), a ilha de Java, na Indonésia, sofreu um terremoto de nível 5,6 na escala Richter. Além da destruição de construções, registra-se até então 56 mortos e 700 feridos.
Uma porta-voz da cidade de Cianjur afirma que a contagem de mortos e feridos deve subir ainda mais nos próximos dias, conforme a realização de buscas e evacuações. A rede de imprensa local divulgou que milhares de residências, comércios, um hospital e uma escola islâmica ficaram aos pedaços.
LEIA TAMBÉM:
Cerca de duas horas após o terremoto, a agência meteorológica do país registrou mais 25 tremores secundários, porém todos mais leves. A agência alerta para possíveis novos deslizamentos de terra e desabamento de prédios, por conta de regiões parcialmente destruídas, em caso de chuvas fortes.
Como esperado, várias regiões ficaram sem luz, confirmado por Herman Suherman, funcionário da administração de Cianjur. Dwikorita Karnawati, diretora da agência meteorológica local, alerta para que as pessoas evacuem prédios e casas danificados.
A Indonésia localiza-se no “Círculo de Fogo”, região que concentra os maiores abalos sísmicos do planeta, no Oceano Pacífico. O local é palco de grandes choques entre placas tectônicas da Terra.
Em 2004, a ilha de Sumatra, também na Indonésia, acabou atingida por um terremoto de nível 9,1. O enorme abalo provocou uma tsunami, que atingiu 14 países nas proximidades. A costa do Oceano Índico registrou, após a ocasião, um total de 226 mil mortos.
Sugestão de pauta