Documento assinado na tarde de quarta-feira (16) segue orientação dos principais órgãos de saúde do país
A Portaria 933, publicada pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), nesta quarta-feira, 16, estabelece regras de utilização de máscaras dentro de estabelecimentos públicos de saúde do município.
Assim sendo, o documento foi assinado pelo secretário de saúde Marcelo Lanzarin, na presença do prefeito, Mário Hildebrandt, e da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.
Com isso ficou definida a volta do uso obrigatório do item. O que abrangerá todos os profissionais e usuários que prestam assistência no serviço público em saúde ambulatorial, pré-hospitalar e/ou hospitalar, independente das atividades realizadas.
Marcelo Lanzarin explica que, pela nova portaria, o período de afastamento a partir do início dos sintomas é de sete dias.
“Se a pessoa, por exemplo, está há dois dias com sintomas e procura a unidade de saúde, o atestado será de cinco dias. Outra alteração presente na portaria é o não afastamento dos contactantes assintomáticos. Para eles, nós orientamos o uso de máscaras nos ambientes de convivência. Já, no caso de contactantes com sintomas, o período de afastamento será de cinco dias. Lembrando que, a decisão torna obrigatória a utilização das máscaras nos serviços públicos de saúde do município e segue orientação dos principais órgãos de saúde do país”, avalia o secretário.
Em que se baseia a Portaria 933
As regras do uso dos equipamentos de segurança foram estabelecidas considerando:
- Nota Informativa Conjunta nº 012/2022 – DIVE/DIVS/CESP/SUV/SES/SC, de 09/11/2022, que recomenda aos serviços de saúde sobre o uso das máscaras de proteção para a prevenção e o controle da disseminação de vírus respiratórios, incluindo o SARS-CoV2;
- Nota Informativa Conjunta nº 013/2022 – DIVE/LACEN/SUV/SES/SC, de 09/11/2022, que informa da circulação da variante BQ.1 do SARS-CoV-2 e possível aumento da Covid-19;
- NOTA TÉCNICA Nº 14/2022- CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS, que trata sobre as atualizações das recomendações e orientações sobre a Covid-19 no âmbito da Vigilância Epidemiológica;
- NOTA TÉCNICA Nº 16/2022- CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS, emitida pelo Ministério da Saúde em 12/11/2022, que alerta acerca do aumento do número de casos de Covid-19 e circulação de novas linhagens da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron, com ênfase nas sublinhagens BQ.1* (BQ.1 + BQ.1.1), BA.5.3.1.;
- Nota de Alerta nº19/2022- DIVE/SUV/SES/SC,de 09/11/2022, que fala sobre a circulação da variante BQ.1 do SARS-CoV-2 e possível aumento da Covid-19;
- Nota de Alerta nº20/2022- DIVE/SUV/SES/SC, de 09/11/2022, que esclarece a importância da vacinação completa contra a Covid-19. Garantindo assim ampla proteção para as formas graves, hospitalizações e mortes pela doença, frente à circulação da sublinhagem BQ.1* da variante ÔMICRON do Coronavírus;
- Secretaria de Estado da Saúde – SES/SC, em 10/11/2022, que confirmou a circulação da sublinhagem BQ.1.1 do vírus SARS-CoV-2 em Santa Catarina, identificada em cinco pacientes residentes no Estado.
Boletim Covid-19
Na última semana, Blumenau registrou 1.206 casos de Covid-19. Além disso foram registrados dois óbitos, chegando a 806 mortes pelo vírus.
LEIA TAMBÉM:
Onde buscar atendimento
Os Ambulatórios Gerais da Família (AGF) seguem fazendo atendimento de sintomas gripais e suspeita de Covid-19 nos bairros da cidade. A AGF Velha, AGF Escola Agrícola, AGF Garcia, AGF Fortaleza, AGF Itoupava, AGF Badenfurt, bem como, a AGF Centro funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura, em blumenau.sc.gov.br/coronavirus/atendimentocovid. A medida segue orientações do Governo do Estado, para que o serviço faça parte do rol de atendimentos da atenção básica de saúde.
A principal orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento.
A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.
Sugestão de pauta