Agência espacial norte-americana pretende levar o ser humano de volta à Lua (e para ficar) em 2025
No começo da madrugada desta quarta (16), a NASA lançou do Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), o megafoguete SLS carregando a cápsula Órion. O lançamento faz parte da primeira parte da missão Artemis 1, que levará o ser humano de volta à Lua em 2025.
Por enquanto não-tripulado, o foguete SLS carregou a cápsula Órion, que se separou do módulo quando o foguete ultrapassou a atmosfera da Terra. A cápsula carrega três manequins, simulando astronautas. Com isso, a NASA investigará as condições da viagem para uma viagem realmente tripulada dentro da mesma cápsula.
LEIA TAMBÉM:
Tanto o foguete quanto a cápsula são as primeiras criações da agência espacial norte-americana, projetadas para carregarem tripulantes em viagens para a Lua, em quase 50 anos. Após a Apollo 17, última missão tripulada para a Lua, em 1972, a NASA encerrou suas atividades para com o satélite natural da Terra.
A agência espacial norte-americana comentou sobre as criações:
“Com seu poder e capacidades sem precedentes, o SLS é o único foguete que pode enviar a Orion, astronautas e cargas de transporte diretamente para a Lua em uma única missão”
A cápsula Órion viajará cerca de 380 mil km até a Lua, e quando alcançá-la, dará a volta no satélite natural e percorrerá mais 65 mil km. Após o contorno, a cápsula seguirá de volta para a Terra, onde está programada para cair no Oceano Pacífico em meados de dezembro.
Essa primeira fase da missão Artemis 1 serve de teste para medir níveis de pressão espacial, as baixas temperaturas do caminho e a própria trajetória programada até a Lua. Em 2025, a NASA pretende levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra para o satélite natural, dando outro passo na história da humanidade.
Desta vez, o ser humano estará na Lua para ficar. Tanto a NASA quanto a SpaceX e outras agências espaciais pelo planeta buscam criar bases para a humanidade no satélite natural. Essas bases significam residências, plataformas de lançamento para futuros foguetes, fábricas e outras construções. Tudo isso levará à colonização e civilização da Lua.
Sugestão de pauta