Volodymyr Zelensky visitou a cidade reconquistada pelas suas tropas, onde discursou para a população
Na segunda (14), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esteve na cidade de Kherson, recém-reconquistada pelas tropas ucranianas, e conversou com a população. Na ocasião, ele comemorou a libertação do estado, que era um dos pontos estratégicos para o avanço russo sobre a Ucrânia.
“Esse é o início do fim da guerra. É importante estar aqui para que as pessoas possam sentir que não são apenas palavras e promessas, e sim que realmente voltamos e hasteamos nossa bandeira”, diz Zelensky em vídeo na internet.
LEIA TAMBÉM:
“Nossos inimigos perecerão, como o orvalho ao Sol, e nós também, irmãos, governaremos em nosso país. Por nossa liberdade, daremos nossas almas e nossos corpos”, gritou o povo ucraniano junto de Zelensky.
No entanto, o porta-voz da Rússia, Dmitri Peskov, reafirma que apesar das comemorações dos ucranianos, Kherson ainda pertence ao território russo: “Sabem muito bem que é o território da Federação Russa”.
Anexada ilegalmente pela Rússia em setembro, Kherson presenciou a retirada das tropas russas nos últimos três dias. Os soldados de Vladmir Putin deixaram mais de 400 civis ucranianos mortos e várias minas terrestres estrategicamente plantadas. Volodymyr Zelensky, após receber o relatório das mortes no estado, acusou a Rússia de cometer sérios crimes de guerra na região.
Sugestão de pauta