Segundo a Polícia, os furtos aconteciam a pelo menos três anos
Na última terça-feira (08), foi divulgado o resultado do inquérito das investigações sobre uma funcionária da Polícia Penal de Santa Catarina. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita usou a sua posição para furtar os detentos e foi presa. O fato aconteceu em Chapecó.
Segundo a Polícia, a mulher de 50 anos foi detida na quarta-feira (02) e confessou o crime. Em suma, ela era funcionária provisória da Polícia Penal desde 2018, e chegou a furtar R$309.675,46 do Pecúlio de Presos do Complexo Prisional de Chapecó.
Segundo o Delegado Regional de Chapecó, Ricardo Casagrande, os furtos aconteceram em diversos momentos entre os anos de 2018 e 2022. O Pecúlio é uma espécie de poupança gerada pelo trabalho dos presos enquanto cumprem pena.
Desse modo, é utilizado para auxiliar as famílias dos presos, custear as despesas dos mesmos e pode ser retirado futuramente, quando estiverem em liberdade. Além disso, também serve para indenizar as vítimas dos condenados.
De acordo com o Delegado, a ex-funcionária retirou o dinheiro vivo do cofre, que fica dentro da instituição carcerária. Também, o desfalque foi percebido durante uma auditoria da direção da penitenciária. Logo, encaminharam o caso à Polícia Civil que iniciou as investigações.
- LEIA MAIS: futLadrão é preso furtando mesas de residência em Itajaí
Nesse sentido, o caso foi enviado ao Judiciário e ao Ministério Público de Santa Catarina. Porém, ainda estão sendo realizadas diligências para tentar recuperar, pelo menos, parte do dinheiro furtado.
Por fim, a Secretaria de Administração Penitenciária de Santa Catarina, relatou que a funcionária foi afastada da instituição e do cargo. Desse modo, a mesma está detida no Presídio Feminino de Chapecó.
Sugestão de pauta