Prisões em flagrante no primeiro final de semana merecem destaque
Na última quinta-feira (27), o Delegado Regional, Rodrigo Marchetti, realizou a avaliação dos registros de furtos do evento. A mesma foi feita durante reunião de avaliação da comissão de segurança.
De acordo com as informações, os números apontam que na última edição da festa, em 2019, foram registrados 544 furtos de celulares. Porém, este ano foram 109, sendo 58 no quarto dia de festa.
Logo após a identificação e prisão em flagrante de integrantes de quadrilhas, os números caíram drasticamente. Segundo os dados, os suspeitos vieram de outros estados para praticar o crime em Blumenau.
Segundo o Delegado,“O planejamento antecipado, definição de estratégias e integração da equipe que atuou nas festividades merece destaque”.
Destaques de serviços auxiliares
Nesse contexto, outros destaques garantiram a eficácia do sistema de segurança da 37° edição da Oktoberfest, foram as câmeras de vídeo monitoramento espalhadas pela Vila Germânica.
Desse modo, foram mais de 180 pontos videomonitorados. Em suma, em alguns locais, as câmeras estavam equipadas com reconhecimento facial e foram responsáveis por identificar 9 pessoas com mandados de prisão ativos.
Também, neste ano houve a participação do serviço aeromóvel- SAER da PCSC. Segundo o delegado Marchetti, foi uma operação ostensiva nos desfiles, “que também ajudaram na qualidade da segurança da festa, que teve recorde de público”.
Além disso, o serviço de Achados e Perdidos, coordenado pela Polícia Civil, recebeu cerca de 500 objetos e devolveu mais de 150 nos dias da Oktoberfest.
Ainda, alguns objetos, especialmente documentos, estão disponíveis para retirada na sede da Delegacia Regional de Blumenau. Desse modo, disponíveis por até 6 meses na Rua Humberto de Campos 242, Velha.
Nesse sentido, a Oktoberfest 2022, foi considerada uma das maiores festividades brasileiras em número de público.
Sugestão de pauta