Notícias do Mundo

EUA, Japão e Coréia do Sul responderão “sem paralelo” caso a Coréia do Norte retome testes nucleares

Feliz Natal!
Garanta já o seu!

Na quarta (26), aconteceu uma reunião trilateral e entrevista para a imprensa, em Tóquio, entre diplomatas dos EUA, Japão e Coréia do Sul. Um dos assuntos principais é o alerta para a possível retomada de testes de mísseis nucleares, conduzidos pela Coréia do Norte.

Os três países estão seguros da informação de que a Coréia do Norte possa estar com a intenção de realizar um sétimo teste nuclear em breve. O país não realiza tais testes desde 2017.

Saiba mais!

LEIA TAMBÉM:

A reunião contou com os vice-ministros de Relações Exteriores do Japão e da Coréia do Sul, Takeo Mori e Cho Hyun-dong, e a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman. Na ocasião, eles emitiram um alerta em conjunto sobre uma possível resposta contra a Coréia do Norte:

“Concordamos que uma resposta de escala sem paralelo seria necessária se a Coréia do Norte avançar com um sétimo teste nuclear”, disse Takeo Mori.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, afirmou que novos testes nucleares causariam uma “grave ação de escalada”. Perguntados sobre qual seria exatamente a resposta contra a Coréia do Norte, os representes dos três países não deram detalhes.

O último teste nuclear conduzido pelo país preocupou até mesmo os vizinhos China e Rússia, em 2017. No evento, ambos os países concordaram com a ONU em aplicar duras sanções contra a república.

O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, respondeu às perguntas sobre uma resposta russa à nova possível ameaça do país vizinho:

“Vamos resolver os problemas assim que eles chegarem. Eu não especularia nada antes que algo aconteça, mas, é claro, a perspectiva disso não é muito bem-vinda”

A preocupação mundial sobre armas nucleares está em um nível ainda maior que nos tempos da Guerra Fria (1947-1991). As recentes ameaças de Vladmir Putin sobre o uso de uma bomba nuclear tática contra a Ucrânia deixaram todo o planeta em alerta sobre o tema.

EUA, Japão e Coréia do Sul responderão "sem paralelo" caso a Coréia do Norte retome testes nucleares
Japão, Coréia do Sul e EUA unidos – Foto: Divulgação / Eugene Hoshiko – POOL, AFP

RÁDIO MISTUREBAS
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo