Filho de imigrantes indianos e ex-ministro das Finanças da Inglaterra, Sunak foi eleito internamente
Nesta segunda (24), o Reino Unido elegeu oficialmente Rishi Sunak, de 42 anos de idade, como seu próximo primeiro-ministro. Em eleições internas no parlamento britânico, Sunak é eleito sem qualquer concorrência.
O governo britânico, em desespero pela recente renúncia de Liz Truss ao cargo de primeira-ministra, se apressou para eleger o próximo candidato. Rishi Sunak, filho de imigrantes indianos e ex-ministro das Finanças da Inglaterra, concorreu anteriormente ao cargo e perdeu para Liz.
LEIA TAMBÉM:
Agora, eleito sem concorrentes, Sunak se torna líder do Partido Conservador britânico e precisará lidar com uma Inglaterra sob muitos problemas econômicos e políticos. Ele possui um projeto de lei para anular unilateralmente o acordo do Brexit com a União Europeia, o que causou muita polêmica e duras discussões.
Sunak afirma que se sente orgulhoso em ser filho de imigrantes indianos, mas diz que a Grã-Bretanha precisa controlar as fronteiras com mais rigidez. Junto disso, ele estabeleceu um plano para deportar solicitantes de asilo para Ruanda.
Esta é a terceira eleição para primeiro-ministro do Reino Unido em menos de dois meses. Boris Johnson renunciou após escândalos pessoais durante a pandemia da Covid-19, e Liz Truss renunciou após pressão parlamentar sobre seus planos de governo.
Sugestão de pauta