A cachorra aprendeu a utilizar um programa de comunicação
Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, estão estudando uma simpática cachorra da raça sheepadoodle, chamado Bunny. Em vídeos publicados no aplicativo TikTok, Bunny é capaz de se comunicar com os humanos, não por latidos e lambidas, mas sim por um mecanismo de botões que permite com que ela “fale” com os seus donos.
Alexis Devine, sua tutora, começou a treiná-la despretensiosamente para que ela conseguisse comunicar melhor suas vontades e pensamentos. Nesse sentido, Alexis assistiu a uma série de vídeos da patologista Christina Hunger que estava ensinando a sua cachorra, Stella, a usar um mecanismo de botões com palavras já gravadas. O tabuleiro usa um guarda-chuva de termos com símbolos para gerar dispositivos de fala. Usado para a comunicação de pessoas que têm algum distúrbio de fala.
Nesse sentido, Bunny é treinada desde filhote, criando um sistema próprio com botões que podem ser apertados um de cada vez. Agora, com mais de um ano de idade, a cadela é capaz de identificar mais de 70 botões e usá-los para pedir e reclamar sobre diversas coisas. Em um dos vídeos publicados em seu perfil no TikTok, Bunny parece pedir para que seu dono “cale a boca”. Apertando uma série de botões que, em tradução literal, significa “pare com o barulho”.
LEIA TAMBÉM:
Em entrevista ao jornal The News Tribune, Devine afirmou que as palavras mais usadas pela cachorra são “praia” e “parque”, sempre que ela decide que quer passear. Em uma determinada ocasião, Bunny apertou os botões “te amo, mãe” — um dos vídeos mais assistidos no perfil.
Com mais de 5 milhões de seguidores no TikTok, a cachorra se tornou um fenômeno estudado até pela ciência. A principal teoria por trás do conhecimento de Bunny sobre o significado das palavras sempre que ela aperta um botão é o condicionamento. Isso porque toda vez que ela aperta um determinado botão, ela recebe uma reação diferente dos donos — e se acostuma proporcionalmente a elas.
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta