A barragem Sul, em Ituporanga, está com a capacidade máxima de contenção e uma fina lâmina de água começou a verter na manhã deste domingo
A Defesa Civil de Rio do Sul informa que, mesmo com a chuva deste domingo (16), mantém-se a previsão de que a cota de inundação na cidade chegue a 7 metros, com cota de segurança de 7,5 metros.
A princípio, a barragem Sul, em Ituporanga, está com a capacidade máxima de contenção e uma fina lâmina de água começou a verter na manhã deste domingo. Uma das comportas da estrutura está aberta desde às 20h de sábado.
O aumento da vazão vinda de Ituporanga, aliada ao volume de chuva neste domingo – em torno de 27,6 milímetros – causa o aumento do nível do rio na capital do Alto Vale. Entretanto, a Defesa Civil alerta que a situação de momento é de cota de inundação de 7 metros nas próximas horas, com possíveis alterações. Não há grande volume de chuva previsto para as próximas horas.
LEIA TAMBÉM:
A Defesa Civil pede que a população das áreas mais baixas, as quais já tinham alerta sobre possíveis alagamentos, continue vigilante e planeje a retirada de pertences e saída caso necessário. Assim, três abrigos no bairro Bela Aliança continuam à disposição da comunidade.
Barragem de Taió
Nesse sentido, o alerta é também sobre a possibilidade de deslizamentos de terra. A chuva na última semana deixou o solo encharcado, aumentando a possibilidade de ocorrências. Rachaduras, movimentações de terra ou queda de árvores devem ser informadas no telefone 199.
Por fim, a barragem Oeste, de Taió, ultrapassou os 95% de capacidade e até o momento, todas as comportas estão fechadas.
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta