O jovem também é o mais novo no Brasil a ser aprovado em quatro universidades.
O estudante Caio Temponi, de 14 anos, é o mais jovem brasileiro a ser aceito na Intertel, uma das sociedades de alto QI mais restritas do mundo.
A princípio, natural de Três Rios (RJ), o adolescente se notabilizou por ser também o mais novo no país a ser aprovado em quatro universidades. Ele avançou quatro séries.
Posteriormente, considerado superdotado, Caio ostenta, agora, a façanha reconhecida de ser mais inteligente que 99% da população mundial.
“Fiquei muito feliz de ter sido aceito no Intertel, principalmente por se tratar de uma sociedade bem restrita. É uma satisfação muito grande fazer parte dessa equipe”, diz Caio,
Caio contou que seu sonho é fazer a prova do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e, obviamente, ser aprovado.
“Ainda não decidi qual curso seguir. Quero primeiro fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quando terminar as provas, decidirei, junto com meus pais, qual profissão seguir.”
Primeiramente, para os pais, a dona de casa Laurismara, de 41 anos, e o aposentado Antônio Marcos, de 47 anos, o sucesso do filho se deve exclusivamente ao empenho e dedicação do menino aos estudos.
Laurismara relatou que o processo para a admissão de Caio no seleto grupo da Intertel foi simples e rápido. Segundo ela, o filho já tinha o laudo de superdotado aos 7 anos. Este fato acabou por facilitar sua aceitação na sociedade de alto QI, inspirada na Mensa.
De acordo com as informações, a Mensa é considerada a maior, mais antiga e renomada associação de alto QI do mundo.
O fato de Caio ter avançado quatro séries e, consequentemente, ter concluído o ensino médio, o qualifica para ingressar em qualquer universidade sem a necessidade de acionar a Justiça.
O rapaz ficou conhecido nacionalmente como o mais novo estudante a ser classificado em processo seletivo de medicina no Brasil. Aos 13 anos, foi aprovado na última edição do vestibular da Universidade de Fortaleza (Unifor). Ela é considerada uma das mais importantes instituições de ensino do Nordeste.
• LEIA TAMBÉM: Estudante de Blumenau gabarita prova em Olimpíada e recebe convite para evento de Astronomia
Além disso, foi aprovado em primeiro lugar no curso de direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tornando-se o mais novo estudante no país a ser aprovado em uma universidade federal.
Em conclusão, neste ano, conquistou medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio, na categoria até 13 anos. Concorrendo com estudantes de 12 países, foi o único brasileiro a conquistar tal façanha e, de quebra, alcançou a maior nota do exame, 44 pontos, contra 34 dos segundos colocados.
Por fim, jovem já havia sido classificado em primeiro lugar no vestibular para Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE). No ano passado, também emplacou o primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando todas as questões.
INFORMAÇÕES: CORREIO BRAZILIENSE
Sugestão de pauta