Atualmente é a primeira corporação voluntária em SC que possui este equipamento
O Corpo de Bombeiros de Ascurra adquiriu o primeiro de três massageadores cardíacos. Atualmente é a primeira corporação voluntária em SC que possui este equipamento.
O equipamento LUCAS 3, realiza compressões torácicas eficazes e contínuas de acordo com as diretrizes de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) da AHA (Associação americana do coração). Quando o coração para repentinamente são necessárias compressões torácicas eficazes e contínuas para manter a circulação sanguínea até que a própria função cardíaca do paciente seja restabelecida.
Nesse sentido, para o Bombeiro Voluntário, Enfermeiro e Instrutor Jorge Rafael Schlemper: “O equipamento é um divisor de águas”, disse. Na ocasião, atuando como Enfermeiro de Voo no helicóptero Arcanjo 3. Schlemper relata, que o LUCAS 3 cumpre o que promete, tendo utilizado o equipamento em várias ocorrências, relata que muitos doentes se beneficiam com o dispositivo, sendo que alguns tiveram um excelente prognóstico.
LEIA TAMBÉM:
Contudo, vale ressaltar que o equipamento não tem variação da velocidade e profundidade, especialmente nos casos em que é necessário conduzir o doente ao hospital realizando as manobras de ressuscitação.
Segundo o Comandante Junior. “O deslocamento médio para chegar com o paciente até o hospital é de 30 quilômetros, sendo que a massagem cardíaca atualmente é realizada de forma manual e durante o deslocamento, fatores como frenagem, trânsito, estafa física e outros dificultam significativamente a execução. Este equipamento além de ser a realização de mais um sonho para a família CBVU 32, sem sombra de dúvidas irá salvar dezenas de vidas”, finaliza.
Sugestão de pauta