Iniciativa visa maior rapidez no combate a incêndios
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode está desenvolvendo um projeto de Hidrante Seco. A ideia é buscar mais agilidade no combate aos incêndios, o que resultará em maiores chances no salvamento de vidas.
O Hidrante Seco capta a água de fontes naturais, amplamente utilizado em outros países, porém ainda pouco difundido no Brasil. Trata-se de equipamento empregado no combate a incêndio em locais onde o sistema municipal de água não está disponível ou não consegue atender vazões mínimas.
Nesse sentido, o Hidrante Seco geralmente é um tubo não pressurizado e instalado permanentemente. Que tem uma extremidade abaixo do nível da água de um rio, ribeirão ou lagoa.
LEIA TAMBÉM:
Como funciona o Hidrante Seco?
A extremidade geralmente possui um filtro para evitar que detritos entrem no tubo. A outra extremidade está acima do solo e possui um conector permitindo a interligação com o caminhão do bombeiro. Em testes, o protótipo foi utilizado e permitiu uma vazão de 1000 litros por minuto, superior à fornecida pela maioria dos hidrantes pressurizados instalados na rede de abastecimento de água do município,
Contudo, a corporação de Bombeiros Voluntários de Pomerode é pioneira em Santa Catarina na adoção desse modelo de captação de água, bem como na utilização de reservatórios portáteis de água (piscinas) nas operações de combate a incêndios.
“A adoção de novas metodologias e operacionalização de novos equipamentos, aliada ao conhecimento teórico, tem como objetivo estarmos melhor preparados para atuar com segurança e eficiência nas ocorrências de combate a incêndios, visando preservar patrimônios, pois quando uma empresa pega fogo, toda comunidade perde, pois dessa empresa diversas famílias tiram seu sustento”, observa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pomerode, Carlos Hein
Sugestão de pauta