Além dos pinguins, gaivotas e tartarugas foram encontradas mortas em razão do evento climático
Com os fortes ventos que atingiram Santa Catarina nos últimos dias, vários animais acabaram literalmente “pagando o pato”, ou seja, morreram. No Litoral do Estado, por exemplo, quase 600 pinguins foram encontrados nessa situação, devido ao recente ciclone extratropical, conforme foi informado pelo Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS).
Durante os ciclones o surgimento de animais nas praias brasileiras se torna mais comum. É o que destaca o biólogo marinho e coordenador do PMP-BS em Santa Catarina e Paraná, André Barreto. Isso acontece porque que o vento os carregariam.
Em razão disso, mais de 600 animais marinhos foram encontrados, desde pinguins até gaivotas, tartarugas e fragatas.
Barreto afirma ainda que os pinguins foram os mais afetados pelo ciclone devido ao fato de ter dificuldades especiais em escapar das fortes ondas e ventos. Por se tratar de aves que não voam, e respiram fora da água e, portanto muitos se afogaram.
LEIA TAMBÉM:
O que fazer no caso de encontrar um animal marinho
Caso você encontre um animal marinho no litoral catarinense recomenda-se que se ligue o mais rápido possível ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) — pelo número 0800 642 3341.
Além do mais, para preservar a integridade das espécies, é importante manter a distância e auxiliar no isolamento da área.
Evite também contatos entre animais de estimação e os silvestres, além de não tirar fotos com flash ofereceça comida ou forçá-os a retornar para a água.
Sugestão de pauta