É importante destacar que o saque-aniversário não é obrigatório.
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um dos principais direitos dos trabalhadores.
No entanto, mesmo sendo um dos principais direitos, as possibilidades de saque do benefício são limitadas a poucas permissões.
Dentre essas permissões de saque do benefício, está o saque-aniversário.
Esta modalidade permite aos trabalhadores receberem todos os anos uma parcela do saldo do benefício no mês em que celebra aniversário.
Nesse sentido, os trabalhadores nascidos em agosto que ainda estão na dúvida de aderir ou não à modalidade terão até o final deste mês para solicitar o ingresso ao saque do benefício.
Isso porque, como o saque ocorre no mês de aniversário, os trabalhadores nascidos em agosto que ainda não aderiram à modalidade tem até o final do mês para realizar a adesão e receber ainda este mês.
• LEIA TAMBÉM: FGTS distribuirá 99% do lucro aos trabalhadores
Como funciona o saque-aniversário?
O saque-aniversário não permite o saque total do saldo em conta do FGTS, mas sim um percentual que varia conforme o saldo que o trabalhador tem disponível.
É importante destacar que o saque-aniversário não é obrigatório. Ou seja, o trabalhador é quem escolhe em aderir à modalidade ou não.
Contudo, é preciso se atentar, pois, quem adere ao saque-aniversário perde direito ao saque-rescisão, que é o recebimento do saldo em caso de demissão sem justa causa.
A adesão ao saque-aniversário pode ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS, disponível na loja de aplicativos do seu celular.
Ao realizar a adesão você concorda com os termos e receberá os valores a partir da tabela a seguir.
Tabela de valores a receber
Sugestão de pauta