O desempenho catarinense continua em destaque nacional no registro mercantil; em algumas cidades, é possível registrar uma empresa em menos de um dia
Mais de 73 mil negócios foram abertos no primeiro quadrimestre de 2022 em Santa Catarina. Dados do Mapa de Empresas, criado pelo Ministério da Economia, mostram que cinco municípios do estado despontam no rol entre os 10 do país com menores tempos de abertura de empresas.
O resultado positivo acontece por conta das medidas de simplificação que o governo catarinense realizou para melhorar os processos de registro e legalização de negócios, assim como desburocratização de serviços e apoio às administrações municipais.
Hoje, a Junta Comercial de Santa Catarina se consolidou como uma instituição ágil e moderna, incentivando o empreendedorismo e servindo de modelo para a Lei da Liberdade Econômica.
MEDIDAS
Entre as medidas adotadas pela atual gestão, que melhoram o ambiente de negócios para quem deseja investir, gerando emprego e renda, está a dispensa de alvará de licenciamento para mais de 570 atividades econômicas classificadas como de baixo risco. Aliás, estas não oferecem perigo à segurança e à saúde da sociedade. Todavia, elas criam um ambiente de negócios mais livre e estimulador para a abertura de empresas. Além disso, 60 cidades integram o Programa SC Bem Mais Simples, que agiliza ainda mais o processo para empreendedores.
Entre os municípios catarinenses, cinco se destacam na rapidez da abertura, entre eles estão Xaxim (3 horas), Mafra (4 horas), Criciúma (4 horas), Brusque (4 horas e 30 minutos) e Navegantes (5 horas e 30 minutos). Em alguns casos, é preciso usar o crédito para abrir uma empresa, e, para empreendedores que estão com o score baixo, é possível adquirir um cartão de crédito para score baixo.
Em relação à média de tempo relativo à análise de viabilidade de endereço, fase na qual o município informa se a atividade econômica pretendida poderá ser exercida no local selecionado, o relatório do Mapa de Empresas aponta que a cidade catarinense de Xanxerê está entre as 10 mais rápidas do Brasil, ocupando a oitava seleção, com um tempo de 1 hora e 30 minutos.
LEIA TAMBÉM:
Portanto, quando se trata das capitais dos estados, Florianópolis continua entre as mais rápidas, com um tempo total para aprovação de 14 horas. Santa Catarina, entre os estados analisados, leva em média um tempo total, entre viabilidade e registro, de 1 dia e 21 horas – uma diminuição de 9 horas no período registrado no último quadrimestre de 2021.
De acordo com o Observatório da Jucesc, o estado conta com 1.160.372 empresas ativas.
Sugestão de pauta