O fenômeno teve início em 15 de julho e ficará ativo até 10 de agosto.
O fim de julho guarda um bom motivo para o céu. Uma chuva de Meteoros que começou na última quinta-feira (28), estará visível em todo o mundo.
A princípio, a chuva de meteoros, conhecida como Piscis Austrinídeos, deve ter o pico na noite desta sexta-feira (29). O fenômeno teve início em 15 de julho e ficará ativo até 10 de agosto.
Posteriormente, já a Southern Delta Aquariids e os Alpha Capricornids atingirão o pico em 30 de julho. Os Aquários do Delta do Sul terão a maioria dos meteoros, com até 20 por hora no pico.
• LEIA TAMBÉM: Estação de monitoramento flagra chuva de meteoros com detritos do cometa Halley no céu catarinense
De acordo com a Organização Internacional de Meteoro (OIM), esta semana e a primeira de agosto são as melhores para observar o fenômeno. O melhor horário para observar é entre as 23h e as 4h da madrugada.
Nesse ínterim, para observar, basta olhar para o céu, de preferência em locais com pouca luz das cidades. Para conseguir ver, também é importante que no momento da observação, o céu esteja limpo.
De onde vem as chuvas
Primeiramente, a Piscis Austrinídeos foi primeiro observada por Alexander Herschel, em 1865. Ela tem esse nome pelo radiante dela estar localizado na constelação de Piscis Austrinus, o Peixe Austral.
Em seguida, vem os meteoros Delta Aquáridas, que são restos rochosos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz.
Já a Alpha Capricornids foi descoberta pelo astrônomo húngaro Miklos von Konkoly-Thege em 1871 e é formada por restos do cometa 169P/NEAT.
Sugestão de pauta