O evento realizado entre os dias 5 e 11 de junho de 2022, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, foi sucesso
Expectativas superadas com sucesso!
A primeira Semana do Desenvolvimento Sustentável (SDS) de Timbó surpreendeu a todos e atingiu um público aproximado de 2,5 mil pessoas, que participaram e prestigiaram o evento realizado entre os dias 5 e 11 de junho de 2022, no Pavilhão de Eventos Henry Paul.
A ideia de trabalhar temas alinhados à sustentabilidade e educação ambiental, como bem sabemos, é um desafio e tanto. Como o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Timbó alcançou esse resultado então?
Para que as ações pudessem ir além, atingindo não somente o público-alvo mas, principalmente, pessoas fora dele, diversas frentes foram abordadas: teve Ecogincana; Feira das Profissões e palestras (que alinharam temas como empreendedorismo e mercado de trabalho ao desenvolvimento sustentável); workshops com profissionais referências na área (que encantaram o público); tarde recreativa; mostras de escolas e empresas (compartilhando seus cases de sucesso e inspirando os demais); happy hour; atividades esportivas; apresentações culturais; oficinas, aulas de dança e muito mais!
Um dos pontos altos do evento aconteceu logo no primeiro dia, durante a premiação e anúncio dos desenhos vencedores do Concurso Cultural SAMAE 20 anos que trabalhou, junto aos estudantes das redes pública e privada de ensino, a interpretação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A realização de um sonho
Um dos segredos para que a SDS alcançasse resultados tão expressivos e significativos foi, além do intenso planejamento e dedicação, por ser a realização de um sonho, algo que já era pensado e estudado antes da pandemia e, nos últimos dois anos, criou ainda mais braços, pernas e vontade de se tornar uma realidade.
“Ficamos felizes em atingir um dos nossos grandes objetivos, que foi envolver todos os níveis de ensino, do infantil ao superior e, também, o especial, engajando ainda a comunidade e os profissionais da área. Os trabalhos desenvolvidos e compartilhados foram prestigiados por pessoas do Alto e Médio Vale do Itajaí, o que torna a SDS uma ação de impacto regional e estadual. Timbó, hoje, tem uma grande marca no Ecoturismo. A partir de agora, também será referência na área do desenvolvimento sustentável”, avalia o vice-presidente do GIEA, Rodrigo Catafesta Francisco.
A Semana foi uma iniciativa que contou, também, com apoio dos seguintes órgãos: Prefeitura de Timbó (através do departamento de Meio Ambiente), SAMAE, Fundação de Cultura de Turismo (FCT), Fundação Municipal de Esportes (FME) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) (através do setor de Educação Ambiental e GIEAs dos municípios consorciados), o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07 (GTEA RH07), o Movimento ODS SC – Vale Europeu e a Cooperativa APRI.
Unidos pela sustentabilidade
A SDS, entretanto, tem um importante diferencial: ela vai além das ações do Poder Público, sendo abraçada e fortalecida pelas Unidades Pré-Escolares (UPEs), Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e escolas municipais, estaduais e particulares, além de empresas e entidades que atuam ou realizam ações de sustentabilidade.
Como a educação ambiental tem uma característica de amplo engajamento e multidisciplinaridade, este evento contou com apoio de atletas, educadores, defensores do meio ambiente, profissionais da área ambiental e empresas do ramo privado, que compartilham o propósito de criar um futuro melhor para o nosso planeta, destacando em especial as empresas Sicredi, Euro Ambiental, Duwe Clínica Automotiva, Estamparia Furtado, Rudolph, Cedro Inteligência Ambiental, Júlia Graziela (Coaching e Consultoria), Viacredi, Laboprime Laboratórios, Grandis Florestal, Alfablu Loteamentos, Advance Treinamentos, Fricar, Fornace Empreendimetos, Yuppie e Interpolos.
Disseminação de ideias para o desenvolvimento sustentável
Para a diretora de Desenvolvimento e Execução de Projetos do GIEA Timbó, Maike Letícia Link, o último dia do evento, 11 de junho, quando aconteceu a Mostra de Sustentabilidade das Empresas, que reuniu a Sicredi, Euro Ambiental, Rudolph, Fornace Empreendimentos e ONG Equilíbrio Vital, foi um divisor de águas.
“É uma iniciativa que abriu espaço para rodas de conversa, gerando muitas ideias e parcerias para que as empresas atuem de forma conjunta para o desenvolvimento sustentável. Da mesma forma aconteceu durante o Encontro dos Educadores Ambientais, no dia 10, onde foi possível observar que, quando conhecemos o propósito que a outra pessoa tem, se torna mais fácil o trabalho conjunto, aumentando a quantidade de sementes disseminadas para desenvolver, de forma consciente e realista, pautas acerca de questões ambientais, sociais e econômicas”, afirma.
Para complementar, Maike cita uma famosa frase de Walt Disney, na qual ele diz que “Você pode sonhar, criar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer do sonho uma realidade”.
Uma ação que chega para fazer história em Timbó
Para a presidente do GIEA Timbó, Carla Soraya Groni, a Semana já fez história. “Se pensarmos na SDS de forma mais abrangente, podemos afirmar que foi um evento inédito aqui em Timbó e região. Os municípios vizinhos realizam, também, ações relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 deste mês, entretanto, a Semana não se limitou a Timbó, já que gerou uma integração com profissionais e cidadãos do Alto e Médio Val”, reforça.
Em nome do GIEA e toda a organização, ela aproveita para fazer um agradecimento especial a todos que participaram através apresentações: Grupo Vocal Syahamba; Grupo de Dança Andreia Mendes; Grupo de Ginástica Rítmica Desportiva de Timbó; Studio de Dança Carlos Lima; bandas Ponto 30 e Máfia S/A; atores do teatro Elementos em Cena; professor e biólogo José Constantino Sommer; biólogo, naturalista e professor Lauro Eduardo Bacca; coach e consultora, Júlia Graziela; engenheira ambiental, Natália Ana Bauer, da empresa Euro Ambiental; biólogos Natani dos Santos Coser e Vanderlei dos Santos, da Cedro Ambiental; arquiteta Wanessa Ferraz Rufino, também da Cedro Ambiental; terceiro sargento da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Gioni Otte; engenheira sanitarista Adryene Comper, da SAATI; química Estefânia da Costa Aquino, que atua na Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAMAE, além das químicas Andressa Largura e Gabriela Longo, da Laboprime; gestora ambiental Eleine Ramos, da empresa i9 Solutiva; agrônoma Mariana Grabarski, da Laboprime; empreendedor e diretor da Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura Municipal de Timbó, Junior Gama; Candice Hardt e Jean Pier, do Movimento ODS SC do Vale Europeu; Mariléia Selonke, do CIMVI; Camila Schulz e Thayse Payker Ramos, da APRI Recicle.
Groni ainda estende o agradecimento a todos que prestigiaram a programação, valorizando o trabalho do GIEA e promovendo maior visibilidade à importância da educação ambiental e sustentabilidade na qualidade de vida da atual e das futuras gerações.
Em 2023 tem muito mais…
Com os resultados alcançados em uma primeira edição a Semana do Desenvolvimento Sustentável se torna uma ação que, a partir deste ano, integra o calendário oficial de eventos do município de Timbó.
“Foi tão boa a troca de experiências dos estudantes, que pela primeira vez desde a pandemia puderam participar novamente de um evento com tanta integração. A Ecogincana, por exemplo, foi uma iniciativa que remodelou o que as pessoas entendem como competição, já que promoveu muito mais a inclusão e união, com dinâmicas e jogos saudáveis”, avalia Groni.
Ela destaca que, dentro dessa iniciativa, os estudantes somaram 15 doações de sangue (uma das provas antecipadas) e o plantio de 200 mudas de árvores nativas.
Groni pontua ainda que a realização da Mostra de Educação Ambiental foi a realização de um sonho, constituindo um histórico de educação ambiental para o município de Timbó. “Os materiais ainda serão reaproveitados de várias formas, para disseminar a propagação das boas ideias. Foi ótimo ouvir e saber que todos que participaram neste ano já falaram que, em 2023, ficam à disposição para contribuir e somar novamente”, afirma a presidente do GIEA.
Sugestão de pauta