Ser organizado no ambiente de trabalho é um objetivo para muitas pessoas, porém nem todas conseguem. Esse é um ponto que é importante melhorar, pois uma rotina de organização é o primeiro passo para se tornar mais produtivo.
Além disso, você vai conseguir entregar demandas de trabalho sem ter muitas distrações com o que estiver ao seu redor. Mas é importante que esse espaço esteja em conformidade e em boas condições, já que o acúmulo de objetos atrapalha toda a organização.
Guardar móveis seria uma solução para ambientes com grande quantidade de itens inutilizáveis.
Dessa forma, preparamos este post para que você saiba como programar sua organização para se tornar mais produtivo no trabalho. Boa leitura!
Qual a importância de ser organizado no ambiente de trabalho?
Ser organizado no ambiente de trabalho impacta positivamente o desenvolvimento profissional e a produtividade diária. Isso porque a desorganização geralmente provoca atrasos e situações que prejudicam o desempenho.
Além disso, sem a organização necessária, pode até influenciar a harmonia do trabalho conjunto. Resultados positivos dependem de um bom desempenho e otimizam a resolução de demandas.
>>LEIA TAMBÉM: Conheça aqui as etapas do planejamento estratégico!
Assim, com um ambiente organizado, certamente você terá mais produtividade e maior facilidade de concentração. Essa prática possibilita uma melhor execução laboral, eficiência em solucionar problemas e, por conseguinte, melhora seu desenvolvimento profissional.
O que fazer para ser organizado no ambiente de trabalho?
A disciplina é a palavra-chave quando se fala em organização. Além disso, fazer algumas pausas pontuais a cada espaço de tempo e listar suas responsabilidades ajudam bastante no cumprimento de suas metas. A seguir, confira como fazer isso de forma correta.
Crie uma rotina
Essa dica se aplica não apenas à uma empresa, mas também ao trabalho home office e, inclusive, a qualquer área da sua vida. Estipular uma rotina e segui-la à risca é uma das melhores formas de garantir êxito em suas atividades.
Em uma perspectiva que envolve responsabilidade, é preciso montar uma rotina estabelecendo um cronograma eficiente. Assim, dentro de um certo período você desempenha cada função pertinente às suas tarefas.
Monte uma lista de tarefas
A lista de tarefas permite uma melhor distribuição de atividades durante seu dia a dia. Você poderá visualizar exatamente o que precisa ser feito para, assim, realizar tudo conforme suas demandas.
Ademais, você pode riscar tudo que concluir, o que gera uma sensação de auto realização e compensação. Isso faz com que você se anime e elimine de vez todos os itens presentes na lista.
Dê atenção às tarefas
Destaque aquelas atividades com maior prioridade. Digamos que você tenha 10 tarefas a serem feitas durante uma semana. Disponibilize-as de acordo com o nível de importância, colocando aquelas prioritárias em primeiro lugar.
Evite as distrações
Hoje em dia, é comum se distrair com tantos motivos. É o celular, internet, televisão – tudo isso é capaz de provocar a procrastinação. Por conta disso, livre-se daquilo que você sabe que vai te distrair durante sua atividade laboral.
Preze pelo descanso
Acredite se quiser, mas até o descanso influi em ser organizado no ambiente de trabalho. Não somos máquinas e precisamos de tempo para que nosso corpo consiga se recuperar da fadiga mental e física.
O trabalho excessivo sem pausas pode ser muito prejudicial para sua produtividade. É preciso do descanso para que a somatória das responsabilidades não provoque estresse nem ansiedade. Lembre-se de que a sua saúde deve vir antes das suas tarefas.
A ferramenta 5S
Além de todos os passos que citamos acima, você pode utilizar a ferramenta 5s. Esse modelo surgiu no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial. A tática focava no combate dos desperdícios no país, que estava destruído pela guerra.
Atualmente, é usada para organizar materiais. As palavras que tracionam esse princípio são: seiri (classificar), seiton (organizar), seiso (limpar), seiketsu (padronizar) e shitsuke (manter). A seguir, conheça cada uma delas.
Classificar
Abrange a ação de estipular o que realmente deve estar no seu ambiente laboral e o que não precisa.
Itens que apresentam pouca utilização são considerados desnecessários e podem mais atrapalhar do que realmente ajudar na sua organização. Você tem algum pertence que não usa no dia a dia? Repense em manter esse item.
Organizar
Após a classificação, é o momento de criar suas próprias estratégias de organização. Determine onde cada coisa vai ficar e use etiquetas, painéis, pastas, estantes, entre outros.
A facilidade para encontrar seus itens de trabalho será muito mais fácil. Isso vai tornar seu dia a dia mais produtivo e eficiente.
Limpar
Refere-se à importância de eliminar a sujeira ou resíduos de estantes, gavetas, armários etc. essa limpeza do seu ambiente de trabalho faz com que seu espaço se torne muito mais agradável e ainda melhora a conservação dos seus pertences.
Padronizar
O penúltimo “s” é o passo que mantém os anteriores. A classificação, a ordem e a limpeza precisam seguir um modelo e uma regularidade. Além do mais, o senso de padronização também compreende referências de iluminação, cores, localização, entre outros.
Manter
Por fim, considerado o mais difícil quando se fala em ser organizado no ambiente de trabalho, relaciona-se ao comprometimento com todas as fases anteriores.
Manter todas suas atividades bem feitas torna o trabalho bem mais agradável e otimiza a produtividade.
Conclusão
Pronto, agora é com você. Atente-se ao que falamos neste artigo sobre ser organizado no ambiente de trabalho.
Com isso, certamente você será mais produtivo e, consequentemente, terá resultados satisfatórios, tanto em sua vida profissional quanto pessoal.
Sugestão de pauta