O evento acontece de 5 a 7 de abril.
O Hospital e Maternidade Oase juntamente com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) está organizando a 5ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase: HumanizaAção – para uma vida melhor. O evento, que acontece de 5 a 7 de abril, tem na sua programação, palestras e oficinas direcionadas aos colaboradores, profissionais do Hospital e da área da Saúde, estudantes e a comunidade em geral.
A 5ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase: HumanizaAção – para uma vida melhor, inicia às 19h, do dia 5 de abril, no Auditório do Oase (antiga Câmara de Vereadores), com credenciamento e acolhida seguido de abertura oficial. Já às 20h terá a palestra: Exercendo o autocuidado através dos meus hábitos – ministrada por Daniela Batschauer que é graduada em Psicologia pela Univali (2014); Especialização em Teoria Cognitivo Comportamental pela CBI of Miami (2021); Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental – base na Obesidade e Emagrecimento; Formação em Técnicas para controle de transtornos depressivos, ansiedade e hábitos não saudáveis; Ministra grupos de Psicologia Clínica.
A programação segue no dia 6 de abril, no período da manhã e da tarde com a Oficina: Momento para relaxar – coordenada pela equipe de Fisioterapia Vitalità, que é direcionada aos colaboradores do Hospital e Maternidade Oase.
Já às 19h30min será ministrada a segunda palestra da programação, que terá como tema: No limite do poder: por uma ergologia do cuidado em Saúde – ministrada por João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, Odontólogo, que é docente e vice-reitor da Universidade Regional de Blumenau; doutor em Odontologia Social (UFF); especialista em Endodontia; em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde (Fiocruz) e em Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões da Saúde (Faimer); coordenador do Núcleo de Saúde Bucal do projeto SHIP; docente permanente do Programa de Pós-graduação – Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da FURB e coordenador do projeto Pet-Saúde Interprofissionalidade (SEMUS – Ministério da Saúde).
No dia 7 de abril, último dia da programação, acontece no período da manhã e da tarde a oficina: Liderança de si. Formação de desenvolvimento pessoal para profissionais de Saúde, coordenada por Daniela Pamplona que é Contoterapeuta pelo Instituto Ipê Roxo em Florianópolis e coach pela metodologia japonesa IKIGAI, direcionada aos colaboradores do Hospital e Maternidade Oase.
>>LEIA TAMBÉM: Caixa Econômica libera crédito para pequenos empreendedores
Já às 19h30min será ministrada a terceira é última palestra da 5ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase, aberta para o público em geral e terá como tema: A dor total do outro quando atravessa a nossa dor – ministrada por Luciano Máximo que é médico paliativista, coordenador do serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Santo Antônio, médico paliativista do Serviço de Atenção Domiciliar da Unimed.
A organização do evento afirma que a Semana de Saúde oportuniza a discussão conjunta, reflexão, avaliação e democratização dos interesses institucionais, com base na Política da Educação Permanente em Saúde e na Política Nacional de Humanização, envolvendo todos os colaboradores, gestores e parceiros para o aprimoramento do processo de trabalho hospitalar.
HumanizaAção
O HumanizaAção é um evento que iniciou em 2016 e que por conta da pandemia não aconteceu em 2020 e 2021, mas segue neste ano de 2022 com o objetivo de ser uma ponte para a discussão conjunta, reflexão, avaliação e democratização dos interesses institucionais, com base na Política da Educação Permanente em Saúde e na Política Nacional de Humanização, envolvendo todos os colaboradores, parceiros e comunidade para o aprimoramento do processo de trabalho hospitalar.
Por fim, para os organizadores, trata-se de novos desafios que visam qualificar o processo de trabalho e, principalmente, humanizar o cuidado em saúde para os usuários dos serviços do Hospital e Maternidade Oase.
Sugestão de pauta