O cão-guia ajudara o deficiente visual a se socializar
Um projeto de lei aprovado por unanimidade, pela câmara de Vereadores de Itajaí, exige que estabelecimentos comerciais da cidade, um cartaz informativo sobre cão-guia.
A princípio, o cão guia auxilia na locomoção de pessoas portadoras de deficiência visual, o cão guia garante a inclusão social. Nesse sentido, as lei foi criada pois muitos estabelecimentos não aceitam que os cachorros entrem.
“Tivemos em nosso município algumas situações que colocaram os usuários de cão-guia em constrangimento, o que é inadmissível. Essa lei que acaba de ser aprovada tem intuito pedagógico, pois com a visualização dos cartazes as pessoas vão compreender a real função e importância desses animais, que são cães dóceis e treinados para essa função”, destaca Marcelo Werner (PSC), vereador autor do projeto.
Inclusão e preconceito
Além disso, o direito se estende também a treinadores e instrutores habilitados e membros de família socializadora.
Leia também: Homem fica ferido após ataque de boi em Apiúna
“Tivemos em nosso município algumas situações que colocaram os usuários de cão-guia em constrangimento, o que é inadmissível. Essa lei que acaba de ser aprovada tem intuito pedagógico, pois com a visualização dos cartazes as pessoas vão compreender a real função e importância desses animais, que são cães dóceis e treinados para essa função”, destaca o vereador.
Sugestão de pauta