Percentual saltou de 10,75% para 11,75%, maior, chegando ao nono reajuste em 2022. Tendência é que o número suba nos próximos meses
O Banco Central aumentou em 11,75% a taxa Selic deste ano. Anteriormente o percentual estava em 10,75%. O aumento foi divulgado nesta quarta-feira (16), sendo o nono reajuste de 2022. Dessa forma, a Selic alcançou o maior percentual desde 2017, quando a taxa estava em 12,25%.
Como resultado, as taxas cobradas pelos bancos terão um aumento, como empréstimos e serviços.
Por consequência, a taxa deverá sofrer um novo aumento nos próximos meses. A previsão é de que o número suba para 12,5% ao ano, a partir de junho e se mantendo até o final do ano.
Leia também: Motocicleta atropela pedestre na BR-470 em Indaial
Por fim, na nota divulgada, o BC afirma que: “O choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto avançadas”.
“Desse modo, continua a nota: “O momento exige serenidade para avaliação da extensão e duração dos atuais choques. Caso esses se provem mais persistentes ou maiores que o antecipado, o Comitê estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário”, finalizou.
Sugestão de pauta