O alerta de risco de desastre havia sido emitido dois dias antes da tragédia.
Na segunda-feira (14), foi emitido um alerta pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), que deveria ter sido levado as autoridades.
Todavia, poderiam ter retirado os moradores da área de risco, afirmou ao portal Uol Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física USP e vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
“O governo do Rio de Janeiro deveria ter evacuado Petrópolis quando recebeu o alerta de risco de desastre, afirmou Artaxo.”
As chuvas na região já somam 260mm, mais do que o esperado pra todo o mês de Fevereiro, com previsão de mais chuva para quinta-feira (17) e sexta-feira (18).
Leia mais: Tragédia em Petrópolis deixa dezenas de mortos no RJ
“De nada adianta monitorar o risco se a Defesa Civil não for capaz de Atuar. As defesas civis brasileiras precisam quadruplicar de tamanho urgentemente, relata Artaxo.”
DESASTRE EM 2011
Para quem não se lembra, no ano de 2011, também houve uma tragédia na região serrana do rio, mas esta ainda maior. Na ocasião, mais de 916 pessoas morreram. Foram mais de 35 mil desabrigados. A ONU, inclusive, classificou como um dos dez piores deslizamentos do mundo.
Sugestão de pauta