A iniciativa conta com três PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) fixos: na sede da Acib, no Centro de Inovação de Blumenau e no Senac.
Em quase quatro anos de existência, o programa Acib Recicla acaba de bater a meta de 5 toneladas de resíduos eletrônicos recolhidos. Trata-se de uma parceria entre a Acib (Associação Empresarial de Blumenau) e a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, que assegura destinação adequada dos materiais eletrônicos que não são mais utilizados.
Atualmente, a iniciativa conta com três PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) fixos: na sede da Acib, no Centro de Inovação de Blumenau e no Senac.
Carlos Ricardo Freese, analista de sistemas da GOVBR, é uma das pessoas que foram até a Acib descartar seus resíduos eletrônicos.
“Eu já tinha há tempo alguns objetos para serem descartados, mas não sabia onde deixar. Resolvi pesquisar no Google e, por sorte, encontrei uma matéria sobre este assunto. No mesmo dia procurei a Acib para realizar o descarte dos objetos”, conta. Freese, que deixou no PEV uma TV e um monitor de computador, valoriza iniciativas como essa. “Sabemos que todos os anos toneladas de lixo eletrônico são geradas e esses materiais possuem substâncias prejudiciais à saúde e também à natureza. Parabéns à Acib por esta iniciativa e que todos possam fazer o descarte destes objetos corretamente”, aponta.
Pessoas físicas ou jurídicas que queiram descartar seus resíduos eletrônicos podem procurar a Acib para mais informações. Empresas que tiverem interesse em aderir ao programa e receber o ponto de coleta também podem entrar em contato pelo email administrativo@acib.net ou telefone (47) 3326-1230.
O que pode ser descartado?
Entre os materiais que podem ser descartados nos PEVs estão eletrodomésticos como ventiladores, micro-ondas, telefones ou ferros elétricos.
A comunidade também pode descartar materiais como computadores, notebooks, celulares, e seus acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de CD, DVD ou Bluray, aparelhos de som, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral, ou qualquer aparelho com componentes eletrônicos.
➡️ Veja também: Timbó garante R$45 milhões em adesão ao Plano 1000
Não podem ser destinados ao PEV materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS e eletrodomésticos contendo gases perigosos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e fogões.
Sugestão de pauta