Em apenas um dia, sete remessas foram localizadas pela cão de faro.
O ano recém começou e os trabalhos dos condutores e dos cães de faro da Alfândega da Receita Federal em Curitiba estão a todo o vapor. Em apenas um dia, a Equipe com a pastor belga Wilma localizou sete remessas postais internacionais contendo substâncias ilícitas diversas, no Centro Internacional dos Correios – Ceint Curitiba.
Ao iniciar a rotina de trabalho na quarta-feira, dia 19 de janeiro, a cadela de faro indicou algo suspeito em duas remessas provenientes da Bélgica, antes mesmo de passar o volume pelo raio X. A constatação foi acertada e na remessa foram encontrados 5,6 gramas de haxixe e 4,7 gramas de skank (também conhecida como supermaconha e skunk).
Em seguida, Wilma indicou outras três remessas diferentes, provenientes da Espanha e do Reino Unido, contendo ao todo 32 sementes de maconha.
Dando sequência à rotina, uma remessa que havia sido direcionada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi examinada pela equipe da Receita Federal e a cadela de faro indicou um volume contendo um pacote de café de 460 gramas. O resultado do narcoteste confirmou a suspeita detectando a presença de haxixe no café proveniente dos Estados Unidos.
Ao final das atividades, Wilma indicou ainda mais uma remessa em um contêiner desmontável leve – CDL, a qual já estava liberada para o destinatário. Procedendo a verificação física foram localizados 2,2 gramas de haxixe no volume proveniente de Portugal.
–> LEIA TAMBÉM: Governo apresenta regras para entrar no Brasil durante a pandemia
Tanto a variedade de tipos de remessas contendo substâncias ilícitas (nestes casos cartões de aniversário e de felicitações, roupas, café), como a procedência diversificada de países de origem, exigem cada vez mais que a equipe de fiscalização esteja bem-preparada e atenta para identificá-las.
Conforme publicado pela Receita Federal, graças aos treinos diários realizados com ótimo entrosamento entre os condutores e os cães, bem como ao manejo dentro do recinto alfandegado e à boa capacidade física dos cães de faro, a equipe da Alfândega da Receita Federal em Curitiba tem conseguido ótimos resultados na detecção de drogas ilícitas, colaborando assim na barreira de contenção de entrada dessas substâncias no País.
Sugestão de pauta